11 março, 2007

Encontro inter-religioso, realizado ontem; pelo fim das mortes no trânsito

Por Edna Mendes - Jornal o Diário de Maringá

Foto - Henri Jr

O grupo de diálogo inter-religioso formado por católicos, evangélicos, muçulmanos, baháís e seguidores de cultos afro-brasileiros foi formalizado anteontem à noite, em Maringá. Durante o encontro, os integrantes trocaram experiências e aprovaram propostas de integração.

Uma das sugestões é a realização de um grande evento pela paz, no dia 10 de dezembro. A proposta é do padre Júlio Antonio da Silva. O grupo também pretende participar da campanha "Viva e Deixe Viver - Pelo Fim das Mortes no Trânsito". O pedido foi do líder da Igreja Católica, Dom Anuar Battisti.

O advogado Irivaldo Joaquim de Souza, um dos coordenadores do grupo, disse que o primeiro encontro dos membros foi produtivo e que todos os presentes se mostraram empenhados em transformar a discussão em uma ferramenta para a busca da paz. "Não vai haver paz entre as religiões enquanto não houver diálogo entre elas. É isso que estamos buscando."

O xeque Ruheidy pediu ajuda ao grupo para desconstruir a idéia equivocada que muitas pessoas têm da religião muçulmana. "Peço com amor e humildade que expliquem que o Alcorão ensina que não se dever acusar ou punir um grupo por ações de indivíduos isolados. O Alcorão diz que quem pratica atos terroristas é bandido. Mas hoje, colhemos os frutos das sementes lançadas por criminosos, porque a mídia mundial mostra isso como se tudo fosse a mesma coisa", disse.

Aproveitando a visita do presidente norte-americano George W. Bush, que é protestante, ao Brasil, o pastor Newnum também fez um alerta, dizendo o pensamento do visitante não representa os ideais dos evangélicos e metodistas.

Representando a Igreja Católica, participaram o arcebispo Dom Anuar e o padre Júlio. Como membros evangélicos, o pastor Rober Newnum e a teóloga Maria Newnum. O xeque Mohmed Elgassim Abbaker-Al Ruheidy representou os muçulmanos. Os baháís marcaram presença com Neda Fatheazam. Maria de Lourdes Nascimento e Oscarina Martins participaram em nome dos cultos afro-brasileiros. A próxima reunião será no dia 23 de abril.

http://www.odiariomaringa.com.br/noticia.php?id=326771