30 abril, 2007

Levando a vida na Flauta

Por Micael Vier B.

SÃO LEOPOLDO, 27 de abril (ALC) – A capacidade de elementos musicais como ritmo, som, melodia e harmonia alterar comportamentos e aliviar quadros de sofrimento vem sendo utilizada pela clínica-escola implantada no curso de Musicoterapia, do Instituo Superior de Música (ISM) desta cidade, que funciona junto à Escola Superior de Teologia (EST).

Inaugurada há pouco mais de um mês, a clínica-escola do ISM oferece 24 horas semanais de atendimento à comunidade. Todos os horários estão preenchidos e há mais de 20 pessoas na lista de espera. A finalidade primeira da iniciativa contempla a formação prática dos alunos de musicoterapia, que, em sessões de 45 minutos, podem realizar consultas individuais ou em pequenos grupos.

A clínica foi projetada com duas salas para terapia, devidamente equipadas, climatizadas e tratadas com isolamento acústico.

Antes de receber atendimento na clínica-escola o paciente é submetido a uma triagem. Esse método permite um levantamento de dados gerais, a identificação das necessidades clínicas do candidato e uma análise prévia das suas respostas musicais. O valor da sessão é determinado de acordo com a renda familiar.

Recomendada para crianças e adultos, a musicoterapia trabalha simultaneamente o bem-estar físico, emocional e mental dos pacientes através da linguagem musical. “O ritmo, por exemplo, é organizador e permite mudanças de comportamento”, explicou a coordenadora do bacharelado em Musicoterapia, professora Anelise Junqueira Bohnen.

Em entrevista à ALC, Bohnen enfatizou o pioneirismo da ISM ao implantar a primeira clínica-escola de musicoterapia do Rio Grande do Sul e o desafio dos alunos da primeira turma do curso, que se formam na metade do ano, em construir um novo mercado de trabalho no Estado. “Ainda existe desconhecimento do que é a musicoterapia e suas finalidades, mas pretendemos mudar essa realidade”, enfatizou.

Reconhecido pelo MEC este ano, o Bacharelado em Musicoterapia totaliza 3.360 horas/aula e pode ser realizado de 9 a 14 semestres. Além do ISM, existem apenas outros cinco cursos de musicoterapia no Brasil.

---------------------------------------------------------------------
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação
Rua Ernesto Silva, 83/301
93042-740 São Leopoldo - RS
Telefone (51) 3592.0416
Correo-e: edelbehs@alcnoticias.org
http://www.alcnoticias.org