13 abril, 2007

Museu da Bíblia


BRASIL
Museu da Bíblia apresenta origem do universo

SÃO PAULO, 11 de abril (ALC) – A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) inaugurou, ontem, a exposição “A Bíblia e a origem do universo”, no Museu da Bíblia (MuBi), em Barueri. A exposição remete o visitante para os dias da criação recorrendo a elementos cenográficos diversificados, como pinturas e esculturas, além de vídeos, textos bíblicos e científicos.

“Promovemos um passeio pela complexa e rica arquitetura do universo, apontando para a importância da preservação do mundo. Cuidar da criação é um imperativo bíblico, cuja lembrança é muito atual”, destaca o diretor do MuBi e secretário de Comunicação da SBB, Erni Seibert.

Na exposição, uma cabana de lona com teto crivado de pontos de luz sugerem ao visitante um lugar sob o firmamento. Um monitor transmite, no interior da cabana, filme contendo textos bíblicos, poemas e informações científicas sobre as dimensões do universo.

Um túnel dá ao visitante a sensação de estar pisando sobre a terra em formação. Ali ele encontra peixes fósseis originários da Chapada do Araripe, Ceará, e uma coleção de réplicas de pedras precisas mencionadas na Bíblia. Um dos destaques da exposição é uma miniatura da Arca de Noé, mostrando sua surpreendente arquitetura.

O MuBi foi construído numa parceria da SBB com a prefeitura de Barueri e inaugurado em 2003. Trata-se do primeiro museu do gênero no país e abriga partes do texto bíblico em mais de 1 mil idiomas, várias miniaturas, incluindo o menor livro do mundo, e uma réplica da prensa de Gutemberg, que imprimiu a primeira Bíblia, por volta de 1450.

A SBB, fundada em 1948 no Rio de Janeiro, é uma entidade sem fins lucrativos, de natureza religiosa, social e cultural, que se dedica a traduzir, produzir e distribuir Bíblias no país.
------------------------------------------------------------------------------------
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação
Rua Ernesto Silva, 83/301
93042-740 São Leopoldo - RS
Telefone (51) 3592.0416
Correo-e: edelbehs@alcnoticias.org
http://www.alcnoticias.org