21 julho, 2006

Presbiterianos destacam contribuição metodista ao ecumenismo

SERVIÇO DE NOTÍCIAS DA ALC Correio-e: director@alcnoticias.org

SÃO PAULO, 20 de julho (ALC) - O moderador do Conselho Coordenador da Igreja Presbiteriana Unida do Brasil (IPU), reverendo Manoel de Souza Miranda, remeteu carta à Igreja Metodista do Brasil lamentando a decisão dela se retirar de organismos ecumênicos nos quais a Igreja Católica esteja presente. A notícia desse rompimento foi "chocante, de causar muita tristeza", disse.

Na carta, Miranda destacou a participação dos metodistas na 9a. Assembléia do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), reunida em fevereiro na cidade de Porto Alegre. "Ali estava, no coração do mundo ecumênico, a força metodista, sempre encantadora e modelar pela cortesia e gentileza cristãs no trato conosco, elemento do legitimo espírito cristão, certamente aprendidos nas Escrituras e nos seus principais profetas desde o século XVIII, com (John) Wesley, um dos melhores exemplos do nosso tempo, que os presbiterianos citam com freqüência", escreveu.

O moderador da IPU também lembrou a contribuição da Igreja Metodista do Brasil na abertura plena do ministério feminino, "ato ecumênico de reconhecimento do valor inestimável, indispensável das mulheres em todos os setores, em todos os postos, sem discriminação".

O movimento ecumênico é um princípio de obediência ao desejo e mandamento de Jesus para que todos os que Nele crêem sejam um. No ecumenismo está presente a diversidade, que é riqueza, que mostra "outros rostos fraternos onde não imaginávamos", assinalou Miranda na carta aos metodistas. O Espírito, acrescentou, "nos surpreende quando nos mostra a estranha relatividade de nossas verdades diante da Verdade, que é Cristo, também visível para além das muitas estruturas religiosas denominadas cristãs".

Miranda destacou que os presbiterianos não têm a sabedoria, nem têm a intenção e o direito de dar conselhos, mas querem, com essa mensagem aos metodistas, ser um sinal de amor incondicional, sabendo que um dia todas as instituições passarão.

----------------------------------------
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (ALC)
Apartado 14-225 Lima 14 Perú Telefax (51 1) 242-7312
Serviço de notícias em português : edelbehs@alcnoticias.org
Visite nosso sitio web: http://portugues.www.alcnoticias.org/