12 março, 2007

Igreja Metodista retorna ao Conselho Evangélico

Por: Mabel Barreto

LIMA, (Peru) 12 de março (ALC) - A Igreja Metodista de Peru (IMP) reincorporou-se ao Conselho Nacional Evangélico do Peru (CONEP), depois de 40 anos. O bispo metodista Jorge Bravo entregou ao pastor Rafael Goto, presidente do Conselho, carta na qual essa igreja, historicamente a primeira evangélica que iniciou suas atividades no país em 1877, solicita sua adesão à entidade.

A Igreja Metodista, junto com a Igreja Evangélica Peruana, a Igreja Livre de Escócia, a Igreja do Nazareno e a Sociedade Bíblica Britânica, foi uma das fundadoras do CONEP, em 1940, mas em 1968 decidiu retirar-se porque o Conselho abriu-se ao diálogo ecumênico.

A reincorporação aconteceu graças ao convite formulado pela direção do CONEP para reiniciar o processo de conversas iniciadas na década de 90 do século passado, durante o episcopado do reverendo Jorge Figueroa. O bispo Bravo, cumprindo resoluções de assembléias gerais, decidiu responder positivamente e ingressar de novo no Conselho.

O presidente do CONEP ressaltou a contribuição que a presença da Igreja Metodista pode significar: “É uma igreja que tem quadros profissionais, que opina sobre a situação do país”. Referindo-se às tarefas imediatas, assinalou que todas as igrejas têm que ver como contribuem para a construção de um regime de igualdade no país.

Hoje, os evangélicos no Peru somam mais de 3 milhões de pessoas. O CONEP participa da vida do país através do Acordo Nacional, foro que reúne todos os partidos políticos, grêmios, instituições empresariais, movimentos e igrejas que definem por consenso as metas nacionais.

---------------------------------------------------------------------------------
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação