21 março, 2007

Unidade

(comentário do Pastor Marcos Gomes Torres na matéria "Grupo de Trabalho de Vivência Ecumênica", publicado no Blog no dia 17/03/07)

A Unidade não é uma opção que fazemos, quando decidimos viver Corpo de Cristo. Ela é parte de nossa existência. Em vários livros da Bíblia vamos ver este IMPERATIVO como vontade do Deus da Aliança.

No Antigo Testamento vamos ter várias passagens que falam sobre este desafio como Povo de Deus. No livro Salmos podemos destacar o Salmo 133.1, que vai dizer “como é bom que os irmãos e as irmãs vivam em união. Em Zacarias 6. 13, vai falar a UNIDADE como conselho de Paz.

Já no Novo Testamento a carta de Paulo aos Coríntios, especialmente I Coríntios, vamos observar que no capítulo 11. 17-34, quando fala da instrução quanto à celebração da ceia do Senhor, o apóstolo vai advertir que esta celebração se faz em comunhão, ou seja, quando estamos em unidade.

No capítulo 12. 12-31, ele vai reforçar este entendimento sobre a unidade orgânica da Igreja, comparando como corpo, e que no capítulo 13, ele vai então dizer que a UNIDADE somente vai ser alcançada em Cristo Jesus, quando vivemos o amor que é o dom supremo.

Na carta aos Efésios nos capítulos: a) 2. 11-22, e, b) 4. 1-16, Paulo então vai descrever como esta UNIDADE se dá, e qual a motivação. Isto ele também vai voltar a dizer a Igreja em Colossos, através da carta aos Colossenses 3. 5-17.

Portanto, UNIDADE, não é uma opção, ela é a vontade de Deus, revelada em Jesus Cristo como exemplo. Em João 17, o evangelista ao descrever a oração de Jesus, ele destaca a expressão de Jesus: “assim como o Pai e eu somos um, que vocês sejam um, para que o mundo creia”. A UNIDADE é um modo da Igreja proclamar o Reino de Deus.

Vivamos em união, para que realmente estejamos vivendo no amor de Cristo Jesus. Deus nos abençoe nesta tarefa.

Pastor Marcos Gomes Torres
Missionário da Igreja Metodista
na UMC, em New Jersey, EUA

1 Comments:

At março 22, 2007, Blogger marianewnum said...

Pastor Marcos, obrigado e parabéns.

Nesses tempos de confusão sobre a identidade Metodista é preciso constantemente lembrar, como o sr. o fez, que a unidade não é uma legenda, nem uma opção, mas um mandamento biblico. A não ser que arranque-se certas páginas da Biblia.

Sigamos com fé e "razão".
Maria

 

Postar um comentário

<< Home