19 março, 2007

Esclarecimento ao povo sobre documento do Papa

Bento XVI publicou no último dia 13, uma Exortação Apostólica chamada " Sacramentum Caritatis". É um rico documento sobre a Eucaristia: Sacramento do Amor. A Eucaristia, sacramento do amor, mostra uma relação especial como o amor entre o homem e a mulher, unidos no matrimônio.

Falando do divórcio, o Papa afirma que se trata de um problema pastoral espinhoso e complexo, " una vera piaga" do contexto hodierno social que cresce intensamente nos mesmos ambientes católicos. Em italiano " piaga" significa " ferida" e não " praga" como infelizmente foi publicado na imprensa.

É necessário entender bem o conceito da palavra. De fato, o divórcio causa " ferida-dor" para o casal, para os filhos, para as famílias, mas não praga. Na mesma Exortação o Papa continua: "Os divorciados em segundas núpcias, não obstante sua situação, continuam a pertencer à Igreja, que os segue com especial atenção, no desejo que cultivem, por quanto possivel, um estilo cristão de vida através da participação na Missa, mesmo sem receber a comunhão, a escuta da Palavra de Deus, a Adoração à Eucaristia, a oração, a participação na vida comunitária, o diálogo confidencial com um sacerdote ou um mestre de vida espiritual, a dedicação à caridade prática, as obras de penitência, o empenho educativo para com os filhos". Esses são outros caminhos de salvação.

Dom Moacyr José Vitti CSS
Arcebispo Metropolitano de Curitiba

_____________
Curitiba, 14 de março de 2007.
Mitra da Arquidiocese de Curitiba
Cúria Metropolitana - Assessoria de Imprensa
Andrea Adelio - DRT 4030/PR
Telefones: 41 2105-6343 / 2105-6342 / 8433-5831