23 maio, 2007

Dia 24 de Maio: Dia do Coração Aquecido




Numa certa noite de maio de 1738, um pastor anglicano da Inglaterra teve uma experiência de fé que mudaria não apenas a sua própria vida, mas a de milhões de pessoas em todo o mundo. O nome deste pastor era John Wesley:

Cerca das nove menos um quarto, enquanto ouvia a descrição que Lutero fazia sobre a mudança que Deus opera no coração através da fé em Cristo, senti que meu coração ardia de maneira estranha. Senti que, em verdade, eu confiava somente em Cristo para a salvação e que uma certeza me foi dada de que Ele havia tirado meus pecados, em verdade meus, e que me havia salvo da lei do pecado e da morte. Comecei a orar com todo meu poder por aqueles que, de uma meneira especial, me haviam perseguido e insultado. Então testifiquei diante de todos os presentes o que, pela primeira vez, sentia em meu coração".

O Irmão de John, Charles Wesley foi um dos idealizadores e maiores incentivadores do "Clube Santo", grupo de estudo bíblico dos jovens estudantes de Oxford que, por causa da disciplina e método aplicado aos estudos, acabariam ganhando o apelido de "metodistas". Charles, cujo tricentenário de nascimento comemoramos neste ano, foi um dos maiores poetas e compositores sacros da história do protestantismo. Calcula-se que ele tenha produzido cerca de 9 mil hinos, muitos dos quais estão nos hinários utilizados em nossas igrejas metodistas e em várias outras denominações.