10 maio, 2007

Ex-capela metodista é transformada em mesquita

CLITHEROE, Inglaterra (UMNS) - Depois de anos procurando um lugar para adorar, muçulmanos na cidade de Clitheroe no norte de Inglaterra ganharam permissão de planejamento para transformar uma ex-capela metodista em uma mesquita.

Metodista locais e outros grupos de fé estiveram entre os partidários da mesquita, solidários ao lado dos vizinhos muçulmanos enquanto enfrentaram oposição vocal e até mesmo abuso racial daqueles que fizeram campanha contra a mesquita proposta.

Este é um assunto básico de direitos humanos”, disse o Rev. Christopher Cheeseman, ministro superintendente do Circuito metodista Clitheroe. “Estas são pessoas de fé que desejam achar um lugar para adorar”.

A mesquita mais próxima é 32 km distantes ida-e-volta de Clitheroe. Durante anos a comunidade muçulmana--que numera 300 dos 15,000 habitantes da cidade--se reuniu no Centro de Educação Islâmico Medina localizado em uma das pequenas casas com terraços ou enfileiradas de Clitheroe.

Os planos recém aprovados para o Centro de Sociedade da Comunidade no antigo local da Igreja Metodista Mount Zion incluirá uma mesquita, espaço para atividades da comunidade e um centro inter-religioso. A igreja oficialmente fechou suas portas em 1940 quando uniu com outras congregações metodistas locais. Desde então, o edifício tinha sido usado como um depósito de munições durante a Segunda Guerra Mundial e uma fábrica para vários negócios diferentes até recentemente quando o Centro de Educação Islâmico Medina comprou a propriedade.

Menos de 300 metros do Mount Zion é uma outra ex-capela metodista que agora hospeda o Empório de vinhos, uma transformação que parece ter aborrecido poucos nesta cidade de mercados de classe-média. É uma ironia não perdida por Cheeseman que escreveu cartas em defesa do pedido de permissão da mesquita para todos os membros do conselho municipal de planejamento.

Abanando chamas de ódio

Cheeseman e outros metodistas, junto com outros cristãos, judeus e budistas locais, fizeram questão de se opor aos esforços do Partido Nacional Britânico (da extrema-direita) de Clitheroe. Muitos sentem que o partido explorou divisões nesta comunidade sobre a mesquita nova, abanando as chamas de ódio racial deliberadamente para seu próprio ganho político.

Durante eleições locais em 2003, panfletos de campanha do Partido Nacional Britânico descreveram a cidade dominada por uma mesquita com cúpula com minaretes, embora os planos da mesquita nova e do centro social não contenham nenhuma alteração para o exterior do edifício de igreja.

O Rev. Dale Barton, oficial inter-religioso para a organização Igrejas Unidas de Lancashire, disse o direito básico à liberdade religiosa está em jogo em Clitheroe. Ele recordou assistindo a uma investigação independente sobre o pedido da mesquita onde foram dirigidos insultos abertamente racistas contra muçulmanos locais. Profundamente perturbado pelo que ele viu e ouviu, Barton disse que era “a reunião mais racista em que fui em minha vida inteira.”

Um porta-voz para o conselho local contou para o United Methodist News Serviço (Serviço de Notícias da Igreja Metodista Unida) que o conselho tinha recebido várias cartas opostas à proposta de mesquita que era tão racista e ofensiva eles não puderam ser tornados público.

Ainda em uma decisão que surpreendeu todo o mundo, inclusive a comunidade muçulmana, a mesquita adquiriu sua permissão de planejamento.

Para ser honesto, nós fomos resignados ao fato que falharíamos como todas as vezes anteriores”, disse Sheraz Arshad, secretário do Centro de Educação Islâmico Medina.

Esforços para cooperação

Nascido em Clitheroe, Arshad tem 31 anos e é um gerente de projetos Aeroespacial Britânico, e chave fundamental no esforço para construir o Centro de Sociedade da Comunidada Islâmica. Ele cresceu assistindo seu pai e outros líderes de comunidade trabalhando duro, mas no final das contas não estabeleceram uma mesquita ali. O pai dele morreu em 2000.

Arshad disse estar “comovido pelo apoio, compreensão e empatia da comunidade metodista” e outros grupos de fé que apoiaram os muçulmanos locais durante este processo difícil.

Realmente estava pasmo em experimentar as pessoas que entendem o que é para uma outra comunidade querer um lugar de adoração, compreender de onde aquela necessidade vem e então fazer tudo para nos ajudar a realizar isso”, Arshad disse.

Essas experiências fizeram a comunidade muçulmana de Clitheroe até mais decidida em continuar a estender a mão através o divisor cultural e religioso, ele disse.

Como resultado deste processo percebemos há muita ignorância e fanatismo lá fora. Queremos agir como campeões para a “cooperação inter-religiosa”, ele disse. “Nossa fé ensina que deveríamos trabalhar para a melhoria da comunidade inteira. Queremos dar para a comunidade maior um lugar para vir e compartilhar.”

Os partidários da mesquita nova e centro social sabem que eles enfrentam desafios contínuos. O prédio da ex-Igreja Metodista Mount Zion agora porta marcas de recente vandalismo e ataques de bomba de fogo.

Encorajado pelo apoio

O Rev. Inderjit Bhogal, ex-presidente da Igreja Metodista e ex-conselheiro do governo em assuntos de igualdade racial, disse que é encorajado pelo apoio dos metodistas de Clitheroe pela mesquita nova.

Esta situação facilitou relações que reuniram as pessoas de fés diferentes”, ele disse. “Sempre que isso acontece, eu sinto que isso está dentro dos “propósitos de Deus”.

Bhogal, que dirige um foro inter-religioso na região de Yorkshire e Humber na Inglaterra, também aplaude a comunidade de fé de Clitheroe por resistir a elementos extremistas, como o Partido Nacional Britânico. Enquanto eleições locais se aproximam em maio, ele espera que os cristãos desafiarão os candidatos para serem os defensores para todos os membros das suas comunidades.

Pessoas precisam perguntar para os políticos locais por sua visão para sua comunidade”, ele disse. “É uma que abraça tudo da comunidade? É uma Inglaterra onde todos pertencemos? Estes são os tipos de perguntas que nós cristãos precisam levantar.”

* LaCamera é um correspondente do UMNS baseada na Inglaterra.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

United Methodist News Service

http://umns.umc.org

Tradução – Robert Stephen Newnum – GBGM