08 maio, 2007

Assembléia Regional Encaminha Propostas ao CLAI

A Assembléia Regional reuniu-se em Londrina de 03 a 05 de maio passado, com a participação das igrejas e Organizações membros do CLAI, e três dos quatro membros brasileiros na Junta Diretiva continental.

A Assembléia também elegeu a nova Diretoria e Conselho Fiscal do CLAI-Brasil, que formam o principal grupo assessor do Secretário Regional no encaminhamento das ações do CLAI em nosso país.

A Assembléia fez profunda avaliação do Plano Trienal recém encerrado com bas no Relatório apresentado pelo Secretário Regional. O Relatório do Secretário e as propostas da Assembléia Regional serão encaminhadas à Junta Diretiva do CLAI e ao Secretariado que se reúnem em Quito de 8 a 13 de maio próximos.

Destaca-se a presença de representantes do CECA - Centro Ecumênico de Capacitação e Assessoria, e da Associação de Batistas do Brasil, organizações que estão iniciando processo de parceria com a Secretaria Regional.

Entre os encaminhamentos feitos à Junta Diretiva, a Assembléia Regional abordou aspectos Programáticos, Administrativos e Institucionais.

Entre os encaminhamentos Programáticos, destacamos: ampliar e fortalecer as iniciativas quanto à questão ética, gênero e juventude; ênfase nas questões ambientais, especialmente o aquecimento global, manejo da terra e uso da água; recuperar e fortalecer as iniciativas que contemplem o diálogo inter-religioso privilegiando questões programáticas; iniciativas que contemplem o diálogo inter-religioso privilegiando a cultura indigena e afro-americana; fortalecimento da formação ecumênica; iniciativas envolvendo os temas decorrentes dos Direitos Humanos.

Entre os encaminhamentos Administrativos, a Assembléia fez algumas propostas que possibilitem agilizar os procedimentos internos do CLAI. Quato aos encaminhamentos institucionais, destacamos: ampliar a incidência pública do CLAI e das Igrejas Evangélicas bem como fortalecer e ampliar as relações com setores da sociedade civil organizada (instituições acadêmicas, organizações não-governamentais, organizações ecumênicas etc).

A nova Diretoria e o Conselho Fiscal ficaram assim constituídos:

Diretoria do CLAI-Brasil

Presidente: Rev. Ivo Lídio Köln - Igreja Evangélica Congregacional do Brasil
Vice-Presidente: Rev. Homero Severo Pinto - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Secretário: Presb. Nilton Emmerick Oliveira - Igreja Presbiteriana Unida do Brasil
Tesoureira: Revda. Neuxa Aparecida Tetzner - CEBEP

Conselho Fiscal

Rev. Gerson Correia de Lacerda - Igreja Presbiteriana Independente do Brasil
Revda. Magda Cristina Guedes Pereira - Igreja Episcopal Anglicana do Brasil
Sr. Anivaldo Pereira Padilha - KOINONIA

Contamos com as orações de todos e todas para que esta Diretoria e Conselho Fiscal e o Secretário Regional possam cumprir a contento seu trabalho em benefício das Igrejas Evangélicas do Brasil.

Fonte: http://200.189.186.67/claibrasil/site/www/index.php?option=com_content&task=view&id=196&Itemid=1

O Rev. Dr. Robert Stephen Newnum foi o representante da Igreja Metodista na Assembléia e é representante do CLAI-Brasil junto ao Movimento Ecumênico de Maringá.