03 maio, 2007

Preparativos da Semana de Oração entram na reta final

BRASÍLIA, 2 de maio (ALC) - Como o faz desde a sua fundação, há 25 anos, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) prepara a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, programada, este ano, para os dias 20 a 27 de maio, e que tem por lema "Faz os surdos ouvirem e os mudos falarem".

A Semana é um convite ao diálogo, à confraternização e à ação nas diferentes comunidades cristãs, expressando a aproximação entre as igrejas e a solidariedade com os problemas que afligem o povo brasileiro.

“É emocionante participar de uma Semana de Oração que aproxima tradições diferentes”, diz o presidente do CONIC, o pastor luterano Carlos Möller, que convida todas as pessoas de boa vontade à participação. “Vamos orar juntos e agir juntos”, enfatiza.

Relacionado à Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, mas antecipando-se a ela, pela primeira vez foi oficiado culto ecumênico, no dia 13 de abril, no Centro Integrado de Guerra Eletrônica (CIGE), em Brasília, onde atuam 700 militares. O culto teve a participação de oficiais, praças e soldados.

Na celebração, oficiada por quatro pastores, o secretário-geral adjunto do CONIC, padre católico Gabriele Cipriani, disse que o soldado deve ser visto não só como membro do Exército, mas, com um olhar de fé, reconhecer nele, seja qual for o credo que professa, um irmão na fé no Senhor.

Cipriani incentivou o desenvolvimento do espírito ecumênico nas fileiras do Exército e destacou que o soldado deve se preparar para a paz.

Desde 1966, a Comissão Fé e Constituição do CMI e o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos da Igreja Católica Romana unem-se na promoção do programa da Semana no mundo inteiro.

A cada ano, grupos ecumênicos de diferentes países são nomeados pelas duas instituições para elaborar as sugestões litúrgicas e de reflexão. Os textos são difundidos pelo mundo e em cada país ganham uma adaptação ao respectivo contexto sócio-cultural, fruto da colaboração ecumênica. Este ano, a escolha e a preparação do tema estiveram a cargo de representantes de igrejas da África.
Intregram o CONIC as igrejas Católica Apostólica Romana (Icar), Católica Ortodoxa Siriana do Brasil (Icos), Cristã Reformada (ICR), Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), e a Presbiteriana Unida (Ipu).

--------------------------------------------------------------------------
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação
Rua Ernesto Silva, 83/301
93042-740 São Leopoldo - RS
Telefone (51) 3592.0416
Correo-e: edelbehs@alcnoticias.org
http://www.alcnoticias.org/