02 maio, 2007

Kobia pede evangelização ecumenicamente responsável

ESCÓCIA - EDIMBURGO, 2 de maio – O secretário geral do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), pastor Samuel Kobia, fez um balanço dos ganhos e fracassos do século passado e pediu uma “evangelização ecumenicanicamente responsável” na reunião que prepara o centenário da Conferência Missionária Mundial de Edimburgo. A Conferência, reunida em 1910, é considerada como o ponto de partida simbólico do movimento ecumênico moderno.

“Precisamos um novo Edimburgo e só podemos esperar que a celebração que prevemos para 2010 seja um passo nessa direção”, disse Kobia ao falar na sexta-feira, 27, no encontro preparatório. Essa “reedição” depende da participação que se dará aos mais recentes e dinâmicos movimentos missionários atuais, que "se dão nas tradições cristãs não representadas em nenhum dos foros formais que existem como conseqüência das estruturas do século passado".

Só depois de tomar devidamente em conta o novo rosto do cristianismo, resultado da "revolução espiritual que deu lugar aos movimentos pentecostais e carismáticos e suas igrejas", pode-se prever um "diálogo teológico frutífero sobre as prioridades e a disciplina na missão".

Nesse sentido, é especialmente urgente que a missão seja entendida e praticada de uma maneira que não se traduza no aumento do ódio e da violência, preconizou. As novas formas de "evangelização não agressiva" devem conservar "o depoimento audaz de Cristo e do reino de Deus em tensão criativa com o respeito aos homens, as mulheres e as crianças de qualquer convicção".

Para Kobia, a "evangelização ecumenicamente responsável" significa "uma proclamação que, ainda que crítica do orgulho e pecado humanos, deixa claro que Deus quer paz e não guerra, vida e não morte, unidade e não desacordo, perdão e não vingança".

Refletindo sobre o lema de Edimburgo "a evangelização do mundo nesta geração", o secretário geral do CMI admitiu que, cem anos depois, o número de cristãos e cristãs no mundo é proporcionalmente o mesmo: mais ou menos um terço da população mundial.

Kobia propôs centrar-se na "missão desta geração num mundo globalizado", que deveria incluir "a cura das divisões cristãs, criar comunidades de cura e reconciliação, questionar toda justificativa da violência, lutar pela paz como presente de Deus e compartilhar o evangelho tal como fez Cristo".

Entre as feridas da memória que precisam se curadas está o distanciamento entre cristãos da família missionária evangelical e cristãos da família missionária conciliar ou ecumênica. "Deveríamos encontrar a forma de confessar os exageros e a falta de respeito mútuo" para favorecer um autêntico processo de reconciliação, se é que se tem de conseguir algum avanço na cooperação em torno de - e além de - 2010, disse Kobia.

O secretário geral do CMI visita o Reino Unido e a Irlanda, viagem que empreende de 24 de abril até 4 de maio.

----------------------------------------------------------
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação