23 maio, 2007

Música, Teologia e Pastoral são eixos das reflexões da 56ª Semana Wesleyana da FaTeo


“Mil Vozes para Celebrar” – a propósito dos 300 anos de Charles Wesley é o tema da 56ª Semana Wesleyana, realizada pela FaTeo, nos dias 21 a 25 de maio. A semana foi aberta na noite do dia 21, com o culto celebrativo do tricentenário de Charles Wesley seguido do painel “Música na Igreja Hoje”, quando foram apresentadas reflexões pelos professores Davi Junker (musicista da Universidade de Brasília), Tércio Junker (musicista e liturgista do Christian Theological Seminary/EUA) e Magali do Nascimento Cunha (jornalista e pastoralista da FaTeo). O painel indicou temas para reflexão da contemporaneidade a serem conectados com os estudos voltados para as contribuições de Charles Wesley para a música na igreja. No momento foi lançado o mais recente número da revista Mosaico Apoio Pastoral, da Editeo (editora da FaTeo) que traz artigos relacionados às reflexões da Semana Wesleyana sob o tema “O lugar da música na pastoral”.

Os temas da produção musical de Charles Wesley foram a abordagem central da principal conferencista da semana, profa. Simei Monteiro (foto), musicista e liturgista assessora do Conselho Mundial de Igrejas, em sua primeira apresentação na manhã do dia 22. Os/as participantes puderam aprender, a partir de momentos da vida do compositor metodista, sobre as ênfases teológicas que ele desenvolveu relacionadas a suas experiências de fé. A medida que Simei Monteiro apresentava as idéias ela convidou os/as participantes a entoarem hinos relacionados, boa parte deles traduzidos e adaptados por ela.

No final da manhã foram realizados dois lançamentos da Editeo: os livros “Wesley e o mundo atual”, de Theodore W. Jennings, e “Pluralismo e a missão da Igreja na atualidade”, de Inderjit Bhogal, com contribuições de Magali do Nascimento Cunha e Sandra Duarte. Foi ainda apresentado e distribuído aos/às participantes o livreto “Cancioneiro Mil vozes para celebrar. Hinos de Charles Wesley”, preparado pelo Centro de Estudos Wesleyanos.

Na parte da tarde foram iniciadas as oficinas em Hinódia Wesleyana, conduzidas pelos musicistas, teólogos e liturgistas convidados/as: José Carlos de Souza, Helmut Renders, Luiz Carlos Ramos, Tércio Junker, Vilson Gavaldão e Helen Luce Pereira.

Os hinos de Charles Wesley sobre o Espírito Santo foram tema da sessão da segunda manhã de atividades. O Bispo Emérito da Igreja Metodista e professor da FaTeo Paulo Ayres Mattos foi o conferencista. Ele destacou a teologia desenvolvida nas composições que enfatizam uma leitura do Evangelho de João. O Bispo Paulo Ayres relacionou esta perspectiva teológica aos desafios presentes nas igrejas hoje e sua interpretação da ação do Espírito Santo, que tem causado muitas divisões, controvérsias e crises doutrinárias.

No final dessa sessão os participantes da Semana Wesleyana foram saudados pelo Bispo Presidente do Colégio Episcopal da Igreja Metodista João Carlos Lopes, que ressaltou a importância do tema. Foi também lançado o CD “Charles Wesley, o poeta cristão” produzido pela Coordenação dos Núcleos de Capacitação Missionária da 1ª Região Eclesiástica da Igreja Metodista (Estado do Rio de Janeiro). A produção, que é fruto de uma pesquisa e foi gravada com a contribuição de integrantes do coral do Teatro Municipal de Rio de Janeiro, foi apresentada pela pastora Suzana Viana, coordenadora do projeto, e pelos pastores Marcelo Carneiro e João Marcos da Silva.
Fonte:http://www.metodista.br/fateo/noticias/musica-teologia-e-pastoral-sao-eixos-das-reflexoes-da-56a-semana-wesleyana-da-fateo/?searchterm=None