15 junho, 2007

Igreja Metodista desliga-se da CESE

Na assembléia da CESE, realizada nesta data, em Salvador, a Igreja Metodista, formalmente desligou- se da entidade. Metodistas presentes também formalizaram o sentimento de revolta com tal decisão, fazendo a entrega de uma carta ao Presidente daquela Coordenadoria Ecumênica. Veja carta:
Salvador, 14 de Junho de 2007

À Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE) - Nesta

Caros(as) Irmãos(ãs):

Ao ensejo da comunicação oficial à CESE do desligamento dela de um de seus mais ilustres membros, a Associação da Igreja Metodista, vimos, como metodistas, e em nome de tantos quantos professam os valores a seguir alinhados, manifestar nosso profundo desapontamento com a ocorrência.

O desenlace resultou de decisão do 18º Concílio Geral da Igreja Metodista que impede a participação desta em instituições sociais ecumênicas que tenham como um dos seus integrantes a Igreja Católica Apostólica Romana.
A determinação é anticristã e desumana. É fácil demonstrá-lo.

A igreja Católica Apostólica Romana é cristã.

Caracteriza-se assim por ter Cristo Jesus como Deus, Senhor e Salvador. Por isso mesmo, Dele confessa: a) Sua encarnação, quando se torna totalmente homem e plenamente Deus; b) Seu ministério terreno, no qual se revela a expressão exata de Deus; c) Sua morte ensejadora da reconciliação do homem com o Pai; d) Sua ressurreição garantidora de vida eterna a seus discípulos; e) Sua volta gloriosa para estabelecimento de seu reino de amor, justiça e paz eternos; f) a submissão de Seus seguidores à fé e ética por Ele ensinadas e vividas.

Mesmo após os cismas do cristianismo, ocorridos em 1054, quando surge, juntamente com a Igreja Ortodoxa, e com o advento da Reforma Religiosa do século XVI, ocasião em que nasce a Igreja Protestante, mesmo após eles, a Igreja Católica Apostólica Romana não excluiu de seu credo os princípios do senhorio e da salvação em Cristo, identificadores das três grandes igrejas cristãs.

Natural, pois, que, em função desses postulados, fundamento maior de todas elas e sem os quais não existiriam, protestantes e católicos romanos possam, em comum, cultuar a Jesus Cristo e, comunitariamente, em atos de boas obras, testemunhar-LHE o nome. Caso contrário, incide-se no absurdo de o essencial – Cristo é o Senhor e o Salvador! – não prevalecer sobre o secundário: as divergências outras que possuem. Descumpre-se o mandamento da união ecumênica rogada por Cristo ao Pai, na oração sacerdotal (São João 17:20 – 26). Pratica-se, portanto, ato anticristão.

Ora, a CESE, como instituição ecumênica cristã dedicada à realização de obras sociais para atendimento aos carentes, consagra em seus atos constitutivos normas que refletem esse mesmo senhorio, essa mesma salvação na área em que atua. Daí ter como seus dirigentes representantes protestantes e católicos.

Não devemos ser sal da terra e luz do mundo, como Jesus nos ordena em seu evangelho (São Mateus 5:14 – 16)? Nesse sentido, não podemos abster-nos de fazer parte de empreendimentos beneficiadores do ser humano, mesmo que deles participem pessoas sem credo religioso, como os ateus, ou de credos diversos, como os espíritas, respeitados nossos valores cristãos.

Se assim é, razão há, por mais razoável que aparente ser, para privar-se a Igreja Metodista de integrar, por seus membros, organismos sociais cujas regras deles formadoras visam à prática de atos de misericórdia centrados em Cristo, simplesmente porque dessas instituições é partícipe a Igreja Católica Apostólica Romana, que é cristã, como visto? Não, não e não!
Que Deus nos perdoe o pecado cometido, e que a instituição Igreja Metodista, sem demora, revogue a resolução impeditiva de nós, com nossos irmãos católicos romanos, fazermos o bem ao povo. Assim, o anseio da comunidade metodista que acalenta tal espírito será concretizado. Assim, a memória do Bispo metodista Sady Machado da Silva, um dos fundadores da CESE, será perpetuada.

Que a CESE nos perdoe.

Fraternalmente, em Cristo Jesus.

Agenor Cefas Cavalcante Jatobá
Cleber de Oliveira Paradela
Heloisa Helena F. Gonçalves da Costa
Representantes da Igreja Metodista em Boca do Rio - Salvador

3 Comments:

At junho 15, 2007, Blogger marianewnum said...

Irmãos e irmãs,
O muro de lamentações da Igreja Metodista do Brasil está crescendo, numa expressão máxima de mentes fechadas, corações duros e fechados e portas fechadas para esse mundo que jaz no descaso e em muita religiosidade de discurso vazio
E quanto as crianças, os pobres; os doentes; os analfabetos, os sem-teto e todos os excluídos ajudados pela CESE?
Esperamos que irmãos/as católicos/as cuidem deles, agora sem nós. De certo há coisas mais relevantes para nós, "Comunidade Missionária a serviço do povo". Passou da hora de mudar esse slogan. Não o merecemos, nãos nos cabe, não nos serve por hora.
Vamos chorar mais e denovo... de vergonha.
Que Deus "não" nos perdoe. Chega de pedir perdão.
Maria Newnum

 
At junho 16, 2007, Anonymous Anônimo said...

Com pesar tomo conhecimento da saída da Igreja Metodista da CESE. Como presidente de uma associação de apoio a populações indígenas ,por duas vezes conseguimos apoio para projetos de ajuda:artesanato e cultivo de mel.
Estamos concluindo esta semana um outro,,juntamente com mulheres indígenas, que se propoem a criar uma panificadora na aldeia.Com a saída da Igreja metodista, com ceteza serão menos projetos aceitos.Uma pergunta:posso encaminhar projetos de apoio aos indios diretamente à Igreja Metodista.Por favor enviem o enderêço.

Asociação Indigenista-ASSINDI-Maringá

 
At junho 19, 2007, Anonymous Anônimo said...

Sr Presidente da Assindi,
o email do Colégio episcopal da igreja metodista é Colégio Episcopal
episcopal@metodista.org.br

certamente responderão com todo préstimo.

Bom saber que a Cese chegou aí.

 

Postar um comentário

<< Home