21 julho, 2006

Proposta aprovada por Concílio não impede participação em ato ecumênico

Com 79 votos a favor, 50 contra e 4 abstenções, e depois de uma sessão que começou na noite de sexta, dia 14 de julho e avançou pela madrugada do sábado, foi aprovada a proposta de que a Igreja Metodista se retire de “órgãos ecumênicos com a presença da Igreja Católica e grupos não cristãos”. A proposta também prevê uma revisão da Pastoral sobre Ecumenismo publicada pelo Colégio Episcopal.

Ao final da votação, o Bispo Nelson Luiz Campos Leite fez uso da palavra para lembrar, ao povo metodista ali representado, que Cristo é maior do que doutrinas, dogmas e instituições. “Na época de Jesus não havia instituição. Instituição é transitório”. Ele lembrou também que, "atualmente, existe um `paganismo evangélico´muito mais pagão do que qualquer um que existe por aí e ninguém fala nada”.

É importante destacar, também, que o texto da proposta não impede a participação de metodistas em celebrações, atos ecumênicos e cursos ministrados por entidades de caráter ecumênico. Pastores e pastoras presentes no Concílio e que participam do movimento ecumênico deixaram claro que, embora tenham que se desligar oficialmente da diretoria de algumas organizações, não deixarão de participar de atos públicos, celebrações e projetos sociais em favor da vida.

Fonte: www.metodista.org.br

1 Comments:

At julho 21, 2006, Blogger Luis Cardoso said...

Prezados/as irmãos/as

Não basta lamentear, é presiso se indignar. Organizar - Agir - Resistir.

Declaro minha discordância e indignação com a decisão do 18 Concílio Geral, de desligar a Igreja Metodista dos organismos ecumênicos, nos quais esteja presente a Igreja Católica.

Trata-se de um retrocesso sem precedentes na história do metodismo brasileiro e mundial. Tal decisão nos enche de vergonha. É tempo de pano saco e cinzas. Mas, também pode nos mobilizar pela lucidez evangélica e a resistência consciente.

É preciso reavaliar os rumos que a IM está tomando na atualidade, buscar canais mais intensos de diálogo e articulação entre todos/as aquele/as que apóiam a causa ecumênica e uma Igreja saudável a serviço do Reino.

"que todos sejam um ... para que o mundo creia" Paz, justiça e resistência!

Luis de Souza Cardoso - Presb. 2a RE

 

Postar um comentário

<< Home