20 novembro, 2006

Delegação do CMI visita China

SUÍÇA - GENEBRA, 20 de novembro (ALC) – Delegação do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), encabeçada pelo secretário geral do organismo ecumênico, Samuel Kobia, encontra-se na China desde o dia 15, em visita a Xangai, Najing, Xi’na e Pequim. A série de visitas termina na quarta-feira, 22.

A reconfiguração do movimento ecumênico e o seu papel no século XXI em meio ao panorama de transformação do cristianismo é um dos temas na pauta com o Conselho Cristão da China e o Movimento Patriótico Autônomo. A delegação também tem encontros agendados com autoridades governamentais, funcionários da Administração Estatal para Assuntos Religiosos e com sociólogos da Academia Chinesa de Ciências Sociais.

O Conselho Cristão da China integra o CMI. A delegação ecumênica está constituída pelo secretário geral da Convenção Batista Nacional Progressista dos Estados Unidos, pastor Tyrone Pitts; pelo pastor Seong-Won Park, da Igreja Presbiteriana da Coréia do Sul, ambos integrantes do Comitê Central do organismo ecumênico internacional.

Também estão na comitiva o padre Gabriel Papanicolaou, da Igreja Ortodoxa Grega, o secretário do CMI para a Ásia, Mathews George Chunakara, a consultora Monika Gaenssbauer, diretora do Programa de Estudos sobre a China, mantido por igrejas e agências missionárias protestantes da Alemanha, e a pastora Deborah DeWinter, secretária do CMI para os Estados Unidos.

Antes de Kobia, o secretário geral do CMI que o antecedeu no cargo, Konrad Raiser, visitou a China em 1994.

-------------------------------------------------------------------
Agencia Latinoamericana y Caribeña de Comunicación