02 novembro, 2006

Livro analisa neoliberalismo à luz da Bíblia

BUENOS AIRES, 1 de novembro (ALC) - O livro intitulado "Vida plena para toda la creación: Iglesia, globalización neoliberal y justicia económica" foi apresentado no sábado, 28 de outubro, na Igreja Reformada do bairro de Barracas, em Buenos Aires. O material foi editado pela Aliança de Igrejas Presbiterianas e Reformadas na América Latina (AIPRAL) e o Instituto Universitário ISEDET.

Participaram do lançamento o secretário executivo de AIPRAL, pastor Germán Zijlstra, o reitor do ISEDET, Dr. René Krüger, o presidente das Igrejas Reformadas na Argentina, pastor Roberto Jordan, a vice-presidenta de AIPRAL, Gabriela Mulder, um dos editores do livro, pastor Gerardo Oberman, autores e autoras.

As igrejas da família reformada produziram, nos últimos anos, análises e declarações sobre a globalização neoliberal, seus fundamentos teóricos, suportes políticos e econômicos, e efeitos sociais. O livro recolhe todo esse material e acrescenta estudos bíblicos teológicos e de conjuntura.

Na abertura do evento, o reverendo Zijlstra assinalou a importância deste material para o processo de reflexão em torno da confissão de Accra, emitida em 2004, e que é um marco na tomada de consciência na família reformada mundial em torno da temática da injustiça econômica e da responsabilidade para com a criação. A confissão marcou profundamente o diálogo das igrejas do Norte com as do hemisfério Sul.

Nos últimos anos, a Aliança de Igrejas Presbiterianas e Reformadas da América Latina (AIPRAL) também trabalhou essa temática em seus encontros, produzindo várias mensagens e declarações a respeito.

O Dr. René Krüger apresentou um resumo do conteúdo geral do livro, que, em diferentes seções, ajuda a abordar a temática a partir de vários ângulos: bíblico-teológico, experiências pessoais, documentos das igrejas, subsídios homiléticos, recursos litúrgicos.

O livro foi publicado graças à contribuição da Fundação para a Ajuda do Protestantismo Reformado (FAP), com sede em Genebra, Suíça. Participaram da equipe editorial René Krüger, Gerardo Oberman, Sergio Bertinat e Germán Zijlstra.

------------------------------------------------
Agencia Latinoamericana y Caribeña de Comunicación