02 novembro, 2006

Teólogos latino-americanos discutirão propostas de superação da violência

LIMA, 2 de novembro (ALC) - No espírito da Década para a Superação da Violência, iniciativa do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) com o patrocínio do Conselho Latino-Americano de Igrejas (CLAI), a Fraternidade Teológica Latino-Americana (FTL) convocou para os dias 2 a 4 de novembro a consulta regional "Teologia e Violência", que discutirá o perfil para uma teologia da paz que não justifique nem legitime a violência no mundo e, em particular, na América Latina.

A consulta terá lugar no Seminário Gamaliel, da Igreja de Deus do Peru, em Lima. Foi convidado para acompanhar a consulta o teólogo e filósofo espanhol Antonio González, autor de "Reinado de Deus e Império”. Teólogos e teólogas do Equador, Bolívia, Chile e Peru, contrários à militarização e à proliferação de armas leves, pretendem criar uma nova compreensão de segurança voltada à cooperação e à comunidade, e não a partir da perspectiva da dominação e da discriminação.

Na consulta, os participantes vão aprender da espiritualidade os recursos, de outras religiões, para a construção da paz, exortando as igrejas para que reflitam sobre o mau uso das identidades religiosa e étnica nas sociedades pluralistas, explicam os organizadores.

Três painéis integram a programação da consulta. O primeiro será sobre os esforços do CLAI e seus programas relacionados à Década de Superação da Violência. O segundo sobre a experiência de "santuários de paz", promovido pela Rede do Caminho e a FTL no Cone Sul; e o terceiro painel enfocará o relatório do UNICEF que convoca as religiões do mundo a serem mais práticas na luta contra os maus tratos infantis.

A Década para a Superação da Violência: as igrejas em busca da reconciliação e da paz 2001-2010 (DSV) é uma iniciativa do CMI na luta por consolidar os esforços e as redes existentes para superar a violência e inspirar a criação de novas entidades de defesa da justiça e da paz.

Trata-se de um movimento global que destaca e combina os esforços das igrejas, das organizações ecumênicas e dos movimentos da sociedade civil para superar os diversos tipos de violência. Nesse sentido, relaciona seu trabalho com os objetivos, os programas e a estrutura da Década das Nações Unidas para uma Cultura de Paz e Não-Violência para as Crianças do Mundo (2001-2010).

---------------------------------------------------
Agencia Latinoamericana y Caribeña de Comunicación