28 outubro, 2006

Moltmann partilha esperança com universitários

Por Trinidad Vázquez

MANÁGUA, 27 de outubro (ALC) - O teólogo alemão Jürgen Moltmann, autor da obra Teologia da Esperança, afirmou para estudantes e professores da Universidade Evangélica Nicaragüense Martin Luther King que miséria e desemprego se combate nas escolas e universidades.

Ao inaugurar na quarta-feira, 25, a V Cátedra de Humanidades que leva o seu nome, Moltmann, chamado de o “teólogo da esperança”, contou que conhece a Nicarágua há 14 anos e que sente um grande amor pelo país.

O teólogo alemão disse sentir grande alegria pelos avanços da Universidade Evangélica, “porque antes, nesta sala de aula onde estamos, existia um ranchinho onde se refletia sobre teologia e meio ambiente. Impulsionar a educação diante de tantos talentos tem um sentido maravilhoso". Moltmann sublinhou que a Nicarágua tem muitos dons, só lhe falta desenvolvê-los.

O pastor e presidente da Junta Diretiva, William González, agradeceu a presença dos convidados, entre eles o reitor do Seminário Evangélico Unido de Matanzas, Cuba, e continuador da teologia da graça no novo tempo latino-americano, Reinerio Arce; da teóloga argentina e militante do movimento de emancipação da família e da mulher, Nancy Bedford; e do missionário e teólogo da Igreja de Deus dos Estados Unidos, reverendo Ricardo Waldrop.

O reitor da Universidade anfitriã, Benjamin Cortes, afirmou que o povo da Nicarágua resistiu a tiranias, mas que não lhe foi permitido construir os fundamentos do seu futuro. "Os camponeses nicaragüenses afirmam que sua esperança é obter uma junta de bois para lavrar a terra; as mulheres expressam esperança numa luta titânica para conseguir um programa de reivindicações sócio-econômicas, políticas e culturais na construção de espaços livre de nepotismo políticos e de fanatismo religioso; os
universitários expressam esperança numa formação integral, criativa, com direito ao trabalho, à ciência, à liberdade e à igualdade de oportunidades".

Cortes sublinhou ainda que "a esperança da qual Moltmann fala empodera o espírito e abre o caminho da libertação. Desafia, ao não renunciar ao projeto de igualdade social, e aprofunda suas raízes no anúncio da boa nova do reino de Deus, provocando-nos continuamente à prática do amor".

A V Cátedra oferece espaço para explorar o papel da universidade e sua missão, humanismo, ciência e espiritualidade evangélica e ecumênica para o fortalecimento de um projeto integral de educação, segundo palavras de Cortes.

O encontro teológico termina nesta sexta-feira, com conferência a cargo do teólogo alemão Jürgen Moltmann, que completou 80 anos há poucos dias.

Moltmann é protestante e foi professor de Teologia Sistemática em Bonn (1963) e em Tübingen (1967). É um dos mestres da dogmática contemporânea. Além de “Teologia da esperança” (1968), escreveu “O Deus crucificado” (1972), Trindade e Reino de Deus” (1980), “Um novo estilo de vida” (1981), “O que é a teologia hoje?” (1992), “O caminho de Jesus Cristo” (1993) e “Cristo para nós hoje” (1997).

-------------------------------------------------
Agencia Latinoamericana y Caribeña de Comunicación