02 novembro, 2006

Seminário analisará educação popular sob a ótica da Teologia da Libertação

SÃO LEOPOLDO, 2 de novembro (ALC) - As experiências de educação popular e organização pastoral de movimentos sociais e igrejas no contexto latino-americano estarão na pauta do II Seminário Nacional - Teologia da Libertação e Educação Popular, agendado para os dias 3 a 5 de novembro, em São Leopoldo.

"Os próprios governos esquerdistas da Venezuela e da Bolívia são fruto da luta dos movimentos populares e de setores que priorizam a educação popular como ferramenta de consciência e construção de alternativas ao modelo neoliberal", enfatizou Edmilson Schinelo, secretário executivo do Centro de Estudos Bíblicos (CEBI), uma as entidades promotoras do encontro.

Além do CEBI, a Comissão Evangélica Latino-Americana de Educação Cristã (CELADEC), o Centro Ecumênico de Evangelização, Capacitação e Assessoria (CECA) e o Setor de Educação Popular da Associação de Educação Católica (AEC-RS) firmaram parceria para a organização do encontro.

As inscrições para o encontro de São Leopoldo demostram um interesse crescente de jovens em participar dos trabalhos de educação popular na América Latina, o que demonstra a atualidade das idéias difundidas pela Teologia da Libertação, destacou Schinelo.

Os organizadores do seminário esperam que mais de 70 educadores populares, estudantes, agentes de pastoral e lideranças de grupos comunitários e de movimentos sociais relatem suas experiências, desafios e conquistas em Educação Popular e Teologia da Libertação durante os três dias do encontro.

As atividades do seminário serão assessoradas pela pastora metodista e assessora da Comissão Pastoral da Terra, Nancy Cardoso, e pelo doutor em Sociologia e professor da Universidade Católica de Brasília, Ricardo Spíndola Mariz.

O primeiro Seminário Nacional sobre Teologia da Libertação e Educação Popular foi realizado em 2005, nesta mesma cidade, e discutiu a contribuição histórica e a atualidade das práticas de educação popular focadas na Teologia da Libertação.

--------------------------------------------------
Agencia Latinoamericana y Caribeña de Comunicación