24 novembro, 2006

Vaticano e Ecumenismo

CIDADE DO VATICANO, 24 de novembro (ALC) – Quarenta anos após o encontro do papa Paulo VI com o arcebispo Michael Ramsey para elaborar um novo itinerário de reconciliação entre as Igrejas Católica e Anglicana, o papa Bento XI e o arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, reuniram-se no Vaticano, ontem, para assinatura de documento conjunto.

No documento, Bento XVI e o chefe da Igreja Anglicana reconhecem as dificuldades do caminhar ecumênico e enfatizam a necessidade de proteger a vida desde a concepção até a morte natural.

O comunicado afirma que o longo caminho juntos exige o reconhecimento público do desafio das novas questões que, além de dividir os anglicanos, apresenta sérios obstáculos ao progresso ecumênico. "É urgente, portanto, que, ao renovar nosso compromisso de perseguir o caminho para a comunhão plena e visível na verdade e no amor a Cristo, também nos comprometamos a continuar no diálogo para enfrentar os temas importantes que concernem aos fatores eclesiológicos e éticos atuais, e que tornam mais difícil e árduo esse caminho", afirmam.

Os temas que convidam ao trabalho conjunto são - segundo Williams e Bento XVI - a busca de paz para a Terra Santa e em outras partes do mundo, marcadas pelo conflito e pela ameaça do terrorismo; a promoção do respeito à vida desde a concepção até a morte natural; a proteção da santidade do matrimônio e o bem-estar dos filhos no contexto de uma vida familiar sadia; a ajuda aos pobres, oprimidos e mais vulneráveis, especialmente os perseguidos por sua fé; a resposta aos efeitos negativos do materialismo; e o cuidado pela criação e o ambiente.

Depois do encontro, os olhares internacionais focaram o tema da ordenação de mulheres ao sacerdócio de comunidades anglicanas, da união homossexual, a temática do aborto e da eutanásia. As diferenças deram lugar ao comprometimento de ambos ao diálogo e à manifestação do desejo de continuar o caminho do "verdadeiro ecumenismo".

Fonte: Zenit

------------------------------------------------------------------
Agencia Latinoamericana y Caribeña de Comunicación