22 novembro, 2006

CONIC propõe Campanha da Fraternidade ecumênica para 2010

BRASÍLIA, 22 de novembro (ALC) - O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) vai encaminhar pedido à Conferência dos Bispos brasileiros (CNBB) para que a Campanha da Fraternidade de 2010 seja ecumênica, em homenagem ao centenário do Congresso de Edimburgo, que deu extraordinário impulso ao movimento ecumênico contemporâneo.

A decisão foi tomada na Assembléia do CONIC, reunida em Brasília dias 15 a 17 de novembro, e que contou com a participação de 80 representantes das tradições cristãs vinculadas ao organismo ecumênico, entre elas a Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR). A Assembléia reuniu-se sob a invocação "Deus, em tua graça, transforma o nosso país".

A retirada da Igreja Metodista brasileira de organismos ecumênicos que tenham a presença da Igreja Católica e de grupos não-cristãos esteve na pauta da Assembléia, que lamentou tal afastamento. A diretoria do CONIC remeteu carta ao Colégio Episcopal metodista, manifestando a esperança de que surjam novas oportunidades de encontro e de diálogo.

O moderador do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) e pastor presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Walter Altmann, esboçou, na Assembléia, mapa sobre o atual momento do ecumenismo no mundo, na América Latina e seus reflexos no Brasil. “A esperança deve nos servir de apoio nesse momento de reconfiguração do movimento ecumênico”, afirmou.

Altmann anunciou para 2007 a realização pelo CMI de um Fórum Global entre famílias confessionais. O Fórum será uma resposta à necessidade de ampliação do diálogo e da partilha. Para Altmann, a cooperação inter-religiosa precisa ser somada ao diálogo.

Delegados e delegadas as igrejas representadas no CONIC constataram a necessidade de recuperar os fundamentos do ecumenismo num novo contexto de mudanças culturais e de câmbios políticos, e sugeriram que seminários e institutos teológicos proporcionem formação ecumênica nos seus currículos.

"A Assembléia debateu se não é preciso rever a dinâmica ecumênica" que vá além do compromisso da Igreja em favor dos Direitos Humanos e da luta social, mas que enfoque também a missão, a comunicação da fé e a evangelização, relatou para a ALC o secretário executivo em exercício do CONIC, padre Gabriele Cipriani.

Cipriani não escondeu o desejo do CONIC de contar entre seus quadros com a participação de igrejas pentecostais históricas, como a Assembléia de Deus e Brasil para Cristo, de congregações batistas e de igrejas históricas, como a Evangélica Luterana do Brasil (IELB) e a Presbiteriana Independente, que filiou-se recentemente ao CMI.

O estatuto do CONIC foi revisado, acolhendo sugestões da Assembléia para facilitar novas adesões. Assim, foram acolhidos como representações locais do CONIC o Movimento Ecumênico de Londrina (MEL), o Movimento Ecumênico de Curitiba (MEC), o Movimento Ecumênico de Maringá (MECUM), o Grupo Ecumênico de Brasília (GEB) e o Grupo de Diálogo Ecumênico de Caruaru - Agreste Pernambucano.

A Assembléia aprovou o Plano Estratégico do CONIC e elegeu nova diretoria, que ficou assim constituída: presidente, Carlos Möller, pastor segundo vice-presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB); primeiro vice-presidente, Dom José Alberto Moura, da ICAR; segundo vice-presidente, bispo Filadelfo Oliveira Neto, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB); terceiro vice-presidente, reverendo Gerson Antônio Urban, da Igreja Presbiteriana Unida; secretária, Janette Ludwig, da IECLB, e tesoureira, Lídia Fernanda Crespo Correia, da IEAB.

Integram o CONIC, além da ICAR, IECLB, IEAB e IPU, a Igreja Católica Ortodoxa Siriana do Brasil e a Igreja Cristã Reformada. A Igreja Metodista foi uma das fundadoras do Conselho, que existe há 24 anos.

-------------------------------------------------------------------
Agencia Latinoamericana y Caribeña de Comunicación

4 Comments:

At maio 19, 2008, Anonymous Anônimo said...

Olá gostaria de me casar com um culto ecumenico em curitiba, mas não consigo achar, alguem pode me dar alguma dica? rosaverde1@gmail.com

 
At março 22, 2009, Anonymous Anônimo said...

Olá, tb estou procurando isso, se vc descobrir uma Igreja que aceite, me informe: lucymd4@hotmail.com

 
At junho 21, 2009, Anonymous Marcelo NASCIMENTO said...

Paz de cristo á todos, caros irmãos de todas as ordens, ceitas, filosofias e religiões, gostaria de informa-los em nome do amor de cristo que todos estão covidados para fazer frente conosco na nova igreja que acaba de ser estabelecida para dar suporte a união de todas as individualidades que acreditam que é possível fazer ecumênismo sem fronteira, agora foi estabelecida a igreja ecumênica universal, neste momento a nova igreja esta localizada em Arapongas paraná Brasil,sobre a a direção de Deus, aqui não fazemos acepção de pessoas e não existe o separativismo, trabalhamos na linhagem cristã esotérica com as 4 colunas do templo que é a religião, arte, ciência e filosofia , para que haja equilibrio e compreênção e harmonia entre todos os visitantes e membros esclusivos deste ministério, aceitamos a biblia e a entendemos como palavra de Deus, realizamos estudos biblicos na luz do ESPIRITO SANTO dentro da linhagem exotérica e esotérica ou seja interna e esterna, assim sendo estamos trablhando em união com todos no objetivo comum a todos que é pricipalmente a questão da salvação e passagem pela tereira dimensão o estado da matéria que nos faz respirar o mesmo ar, necessitar do mesmo sol, beber a mesma água, pisar na mesma terra, depeneder do mesmo teto iluminado pelas mesmas estrelas etc, então vemos que a oração de Jesus foi para que todos sejamos um em cristo, sendo cristo a ponte entre gregos e judeus, budistas e cristãos e estando cristo vivo em tudo e em todos independente de raça, religião, cor, ou posição social, esta é a mensagem da igreja ecumênica universal para toda a humanidade, nossos fones de contatos são 043-8831-6485 falar com Marcelo nascimento Diretor deste ministério.

 
At março 15, 2010, Blogger Unknown said...

Olá..moro em maringa..e gostaria de descobrir um padre e igreja que faça culto ecumenico..me informe por favor:mi_geraldo@hotmail.com

 

Postar um comentário

<< Home