30 janeiro, 2007

Núncio apostólico chama à unidade dos cristãos

Por José Aurelio Paz

HAVANA, 29 de janeiro (ALC) – A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos terminou, mas não termina o compromisso por traduzi-la em boas obras, com a graça de Deus, disse o núncio apostólico de Cuba, Luigi Bonazzi, na homilia de encerramento da Semana, na quinta-feira, 25. A celebração litúrgica teve lugar na Catedral Episcopal da Santíssima Trindade.

Bonazzi referiu-se ao fenômeno histórico da separação entre os discípulos de Cristo que provocou não poucas feridas nas diferentes épocas e causou não menos divisões: “Graças a Deus, desde há mais de dois séculos, neste mesmo Corpo de Cristo, que é a Igreja, pessoas alumiadas pelo Espírito Santo deram vida a iniciativas que sentaram as bases e marcaram as primeiras etapas do caminho para a unidade”, expressou.

Na reflexão, o prelado católico referiu-se às palavras proferidas pelo reverendo Adolfo Ham, da Igreja Presbiteriana Reformada, na abertura da Semana, que lembrou os numerosos sinais positivos que a firme vontade de recompor a unidade dos cristãos fez florescer.

Ele qualificou o diálogo ecumênico, segundo as próprias palavras do papa Bento XVI em torno desta celebração, como um intercâmbio de dons, mais do que de idéias, em que as próprias comunidades e suas igrejas compartilhem seus valores mais autênticos. E enfatizou a oração como elemento substancial à unidade. “Certamente o caminho da unidade segue sendo longo e difícil, mas é necessário evitar o desalento e seguir percorrendo-o, contando em primeiro lugar com o apoio seguro de Cristo”, disse.

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos em Cuba incluiu em sua programação, pela primeira vez, um culto em igreja pentecostal, a Evangélica Livre. Ali, o sermão esteve a cargo do padre Gilberto Warker, pároco da Igreja da Imaculada, da capital.
Na celebração de encerramento da Semana na catedral, espaço que ficou pequeno para a congregação ecumênica que acompanhou o evento, contou com a participação da Comunidade Cristã Internacional, do Coro da Paróquia do Sagrado Coração e do coral metodista Shalom.

“Que este ano 2007 nos veja caminhar juntos no compromisso de abrir os ouvidos e escutar as necessidades de todos aqueles com os quais Jesus se identifica: com cada pessoa e de maneira especial com os pequenos, com os pobres, com os necessitados”, almejou o núncio.

----------------------------------------------------------------------------------
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação