27 março, 2007

Carta de Cléber de Oliveira Paradela

Salvador, 19 de março de 2007

O último fim de semana foi muito rico para a nossa comunidade metodista. No sábado, dia 17/03, os casais foram brindados com uma excelente palestra proferida pelo Rev Bruno Almeida, da Igreja Episcopal Anglicana, com o tema “Relações Sexuais na Perspectiva de Martinho Lutero”. Foi com perplexidade que a maioria dos presentes conheceu a forma aberta a corajosa com que o nosso grande líder abordou tal tema, em um momento não propício para tanto.

No domingo recebemos a visita de 25 integrantes da Igreja da Trindade, que celebraram o culto matutino, dirigiram uma classe única de Escola Dominical e participaram de um almoço com a nossa comunidade.

A Igreja da Trindade acolhe hoje 35 pessoas, em um templo católico em ruínas, na parte baixa da Cidade de Salvador, sendo todos ex-moradores de rua, hoje recuperados, que auxiliam na recuperação de outros necessitados, na sua maioria dependentes químicos.

Através do amor e do trabalho com artesanato, ou recolhendo papéis e materiais inservíveis pela cidade, centenas de necessitados já foram recuperados ao longo desses anos.

Eles são liderados pelo Frei Henrique “Peregrino da Trindade”, um monge católico formado em Filosofia e Teologia, que há 18 anos reside no Brasil, dedicando-se a esse trabalho. Sua missão começou em 1989 quando resolveu morar nas ruas para poder conhecer de perto o drama das pessoas que conviviam com aquela situação. Até então, a sua contribuição era a de levar alimentos, cobertores, roupas e conforto aos desabrigados através de orações.

No depoimento do Frei Henrique, “...nas ruas as pessoas deitam-se sobre os papelões e cobrem-se com o medo”.

Por esse belíssimo trabalho, ele foi agraciado com o Prêmio Jaime Wright de Promotores da Paz e Direitos Humanos – 2006, oferecido pela Fundação 2 de Julho. Quando fomos comunicá-lo de que havia sido agraciado com o Prêmio, fizemos com ele uma entrevista, para a produção de material para a imprensa local. Com a sua meiguice e bondade, ouvindo o seu testemunho de vida, tendo como cenário o cair de tarde, no interior de um templo construído no séc. XVIII, saímos daquele local com o sentimento de que havíamos entrevistado o próprio Jesus.

No depoimento de um dos presentes ao encontro; “ ... a partir de agora a gente vai olhar aqueles que dormem e sujam as nossa calçadas com olhos diferentes”.

Essa foi a 4ª vez que a Igreja da Trindade esteve presente na Igreja Metodista em Boca do Rio.

Cléber de Oliveira Paradela
Salvador - Bahia