22 março, 2007

Papa nomeia dom Odilo arcebispo de São Paulo

SÃO PAULO, 22 de março (ALC) – O secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e bispo auxiliar da capital paulista, dom Odilo Pedro Scherer, foi nomeado arcebispo de São Paulo pelo papa Bento XVI. Ele assume a arquidiocese no dia 29 de abril e deixará a secretaria da Conferência em maio.

“Rezem por mim”, pediu o arcebispo eleito em carta pastoral dirigida ao povo de São Paulo. Ele lembrou, na carta, a fundação da capital paulista por “homens de valor”, como o beato José de Anchieta, construída por gente idealista e trabalhadora, com a contribuição de numerosas etnias e culturas, e que hoje é uma metrópole palpitante, cheia de vida, com grandes pontecialidades, mas também com fragilidades e carências.

Dom Odilo conhece a realidade de São Paulo, pois é arcebispo auxiliar da capital paulista há cinco anos. Sua grande preocupação relaciona-se a bem realizar a missão nessa metrópole de 7 milhões de pessoas, 5 milhões das quais católicas, atendidas por 941 sacerdotes, 2.825 religiosos e 30 diáconos.

“São Paulo tem características muito próprias, situações nas quais a igreja nem sempre está muito presente, não consegue ainda se colocar adequadamente no contexto da complexidade da metrópole urbana”, disse o eleito, ontem, em entrevista coletiva na sede da CNBB, em Brasília.

O futuro arcebispo de São Paulo assinalou que governo e sociedade são os primeiros a se preocupar com as questões sociais, e que a igreja será sempre uma parceira nas ações de melhoria social, colaborando com a sua própria competência. “A igreja não tem a competência administrativa, nem o poder decisório, nem o poder de verba, mas estará fazendo a sua parte para que os problemas possam ser aliviados e a população possa ter vida, possa ter mais alegria e felicidade”, afirmou.

Dom Odilo nasceu no dia 21 de setembro de 1949 em Cerro Largo, no Rio Grande do Sul. Aos três anos de idade, mudou-se com os pais, Edwino e Francisca Wilma, mais dez irmãos para a colônia de Dois Irmãos, no município de Toledo, Paraná. Doutor pela Universidade Gregoriana, dom Odilo foi reitor de seminário no Paraná e trabalhou na Congregação para os Bispos, em Roma, antes de ser nomeado bispo, em novembro de 2001.

Ele substitui na arquidiocese outro bispo gaúcho, dom Cláudio Hummes, que foi nomeado pelo papa Bento XVI, em outubro de 2006, prefeito da Congregação do Clero. Para o núncio apostólico, dom Lorenzo Baldisseri, a nomeação de dom Odilo é muito significativa, “não só para que o papa seja recebido por um arcebispo, mas para dizer ao povo brasileiro que um membro desta igreja tem essa capacidade. Isso é uma honra para toda a igreja brasileira”, disse.

--------------------------------------------------------------------------------
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação