22 março, 2007

Maringá perderá um pastor relevante

Por Maria Newnum*

Muitos pastores são relevantes para as quatro paredes de seus templos; poucos os são, para a sociedade.

O Pastor Raimundo Corrêia, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Maringá se encaixa na segunda categoria, sem omitir a primeira.

Convicto que a paróquia supera os muros do templo, o pastor Raimundo, atuou de forma a contemplar a sociedade. Comprometido, corajoso e com palavra bíblica eficiente e bem preparada, pastoreou e agiu em vários segmentos da sociedade: espaços políticos, sindicatos, rotary, faculdades e escolas (como presidente da APMF do tradicional Colégio Educação) além dos espaços de interação religiosa, em rádios, tvs, encontros de diálogos inter-religiosos e ecumênicos, além de atenção a causa da violência contra a mulher. Por isso é um dos poucos pastores da cidade conhecidos no Conselho Municipal da Mulher.

Por sua hermenêutica (interpretação) bíblica pautada na razão, sem gritarias; esteve sem dúvidas, entre os mais solicitados para casamentos e colações de graus por alunos das faculdades de Maringá.

A partir do dia 3 de Abril, o Pastor Raimundo, atendendo a um convite da Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Pinhais, Curitiba, deixará Maringá.

Perderá a sociedade maringaense e perderá a Igreja Evangélica de Maringá, pois o pastor Raimundo certamente contribuiu para a dissociação (nem sempre inverídica) dos evangélicos, como poucos dotados de razão e afoitos por manifestações espirituais estranhas, com gritarias e completa alienação aos problemas político-sociais.

Maringá perderá um pastor relevante e Pinhais, ganhará um religioso que certamente serve de modelo; modesto. Modéstia é sem dúvida outra marca do pastor Raimundo que deixará um vácuo em Maringá.
________
*Maria Newnum é pedagoga, mestre em teologia prática, vice-presidente do Movimento Ecumênico de Maringá