22 março, 2007

Câmara de Vereadores homenageia ex-reitor do IPA

PORTO ALEGRE, 21 de março (ALC) – Por proposição da vereadora Sofia Cavedon, do Partido dos Trabalhadores, a Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu, ontem, o título de cidadão emérito da cidade ao professor e jornalista Jaider Batista da Silva, ex-reitor do Centro Universitário Metodista IPA, da capital gaúcha.

“Jaider merece essa homenagem por ter exercido uma gestão preocupada em interferir positivamente na formação da sociedade”, justificou a vereadora Cavedon. O ex-reitor agradeceu o reconhecimento e dirigiu a homenagem ao Colégio Metodista Americano e ao IPA. “Nossa instituição é de direito privado, mas de espírito público, atendendo a toda a comunidade”, afirmou.

Natural de Governador Valadares, Minas Gerais, Jaider Batista desenvolveu uma série de projetos sociais no período de 2002 a 2006, em que foi reitor da instituição de ensino superior na capital gaúcha. Uma de suas mais marcantes realizações foi a criação do Programa de Bolsas Integrais no Ensino Superior para sem-terras, pessoas portadoras de deficiência, índios, integrantes da Brigada Militar e do Centro Ecumênico de Cultura Negra.

Na sua gestão foi implantado o primeiro curso superior dentro de uma penitenciária no país, que funciona no Presídio Feminino Madre Pelletier, na capital. Também foi introduzido, no período, o Programa de Assuntos Internacionais, beneficiando jovens vindos de Moçambique, Timor Leste, Haiti e Angola, que estavam em situação de risco social e que passaram a estudar em curso superior.

O Centro Universitário Metodista IPA dispõe, desde o ano passado, de biblioteca 24 horas, a primeira no gênero instalada no Sul do país. Jaider Batista deixou a direção geral da Rede Metodista de Educação IPA, em julho de 2006, para assumir a direção do Centro Universitário Bennett, no Rio de Janeiro. Substituiu-o no cargo em Porto Alegre a professora Adriana Rivoire Menelli de Oliveira.

--------------------------------------------------------------------------------
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação