01 março, 2007

Carta de Nelson Magalhães da Costa Filho

Uma vez mais apresento profusamente o meu lamento, pelo “site” da Igreja Metodista (www.metodista.com.br), pelas decisões últimas conciliares referentes ao Ecumenismo e Maçonaria!

“Segundo decisão conjunta da Cogeam e Colégio Episcopal, os metodistas que pertencem à maçonaria não serão impedidos de participar das atividades da Igreja, mas serão orientados (?!) a se desvincularem desta e de quaisquer outras sociedades secretas. (?!?!) Já os novos membros que se declararem maçons, somente serão recebidos como membros da Igreja Metodista após se desligarem da maçonaria”. (?!!!!!!)

“Mas serão orientados a se desvincularem”, “... serão recebidos... após se desligarem”: Sob quais alegações?! Que provas contundentes e consubstanciais?! Firmadas em que?!?! Como provar ao leigo ou clérigo, concretas razões ao desejarem sua desvinculação?!?! Certamente, são afirmativas provocativas; “nonsense”.

Já não bastasse a rejeição tomada contra o Ecumenismo, que dantes tanto apregoavam aos céus e ao diálogo interreligioso, objetivamente o “18º Concílio Geral da Igreja Metodista do Brasil” selou o Retrocesso Histórico, sem precedentes, da prodigiosa vanguarda do metodismo brasileiro em nosso tempo!!! Sob uma atmosfera tanatológica, de preconceito e intolerância, do conviver mandatário registrado no Evangelho de São João, Capítulo 17, que firma a união, o diálogo, o encontro, a “koinonia” e a fraternidade. O ostracismo fundamentalista sentou lugar contra o bom senso, o entendimento, a solidariedade e a autocrítica. Uma insensibilidade satânica!
Uma escura nuvem paira, agora, e a todos nos entristece pesarosamente!!

O artigo 18º da “Declaração Universal dos Direitos Humanos”, ONU/New York, 10/12/1948 assim expressa: “Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, de consciência, e de religião; este direito implica a liberdade de mudar de religião ou de convicção, assim como a liberdade de manifestar a religião ou convicção... ...”.

A “Constituição Federal” de 1988 da “República Federativa do Brasil”, Título II, Capítulo 1, em seu artigo 5º assim reza: “IV- é livre a manifestação do pensamento, ... ... VI- é inviolável a liberdade de consciência e de crença... ... VIII- Ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política... ...”.

A igreja brasileira, incluso a Metodista, tem um legado de dignidade, respeito e agradecimento à Venerável e Sublime Ordem, a Maçonaria: instituição sobretudo filosófica moral, que proclama a Liberdade de Consciência como direito inalienável do Ser-Humano; que consagra o respeito mútuo, o altruísmo, a tolerância, o amor à verdade e à sabedoria, à Pátria e à Família e manifesta-se veementemente contra toda ignorância, violência e discriminação!!!!

Missionários, clérigos e leigos de grande envergadura, de todas as denominações cristãs, pertencem e pertenceram à Venerável Ordem!!! Através e auxílio direto e/ou indireto da Maçonaria implantaram em solo pátrio a Igreja Cristã Evangélica, ei-los alguns:

Mission. Pr. Ashbel Simonton, Pr. Jorge Buarque de Lira, Pr. Jorge César Motta, Revmo. Dom Salomão Ferraz, Pr. Eduardo Carlos Pereira, Pr. Samuel Martins Barbosa, Presbítero e ex-Deputado Camillo Ashcar, o Evangelista e ex-Dep. Federal Gióia Júnior. E o saudoso falecido, Rev. Pr. José Carlos de Macedo Brandão! Não poderia aqui deixar em declinar o também honrado fundador e então Presidente-Nacional da OMEB, Ordem dos Ministros Evangélicos do Brasil, o Rev. Pr. Izaias de Souza Maciel! E demais outros porém, que honram e enobrecem a Fé e a Pátria!!!

Como podem então alegar ser secreta a Maçonaria, quando as suas Constituições são registradas em Cartório??!! Se a mesma se dispõe de CNPJ/MF??!!

Como pode ser secreta a Maçonaria quando o seu endereço e Templos são notoriamente conhecidos e constam nas listas telefônicas?!?! Pagam impostos (IPTU), taxas de água e luz?!

A Maçonaria, portanto, é reconhecida por todos os governos e praticada livremente!! Condena todo e qualquer sectarismo religioso ou político!!! Combate a ambição, o orgulho, os preconceitos e a presunção! O Fanatismo, que é flagelo causador de todos os males que afligem a Humanidade e entrava o progresso!

“A opinião pública é um tirano invisível, intangível, onipresente; uma hidra de mil cabeças; é a mais perigosa das bestas, pois é composta de mediocridades individuais”, expressou Helena P. Blavatsky.

Sábias são e verdadeiras também as palavras do biólogo inglês, Richard Dawkins, que expressa: “As religiões pregam a comunhão dentro dos próprios limites. E promovem a separação em relação às demais outras religiões”. Realidade concreta!!

Todo ato antimaçônico é antiecumênico, e todo ato antiecumênico certamente é antimaçônico!!! Absoluta verdade!

Com muita probidade, equilíbrio e racionalidade, John Wesley, assim se expressou: “Não temo que um dia deixemos de nos mencionarmos metodistas. Mas que nos tornemos uma seita (fechada), morta, sem vida e fria”. Dignas são suas afirmativas! Com profunda razão!

“Não há religião superior a Verdade!”

Dado e traçado a Or.'. de São Paulo, 23 de fevereiro de 2007 e.'.v.'.

Rev. Nelson Magalhães da Costa Filho.'.
YBP11-1043
luteranaindependente@yahoo.com.br
(OMEB-13860)
ARLMSM Yoheshua Ben Pandira, nº 11
GLMM do Brasil (CLIPSAS)
Ord.'.Fratr.'.Luc.'. Nº 1147

Contatos: (11) 50116775
e-mail: ncostafilho@yahoo.com.br