24 abril, 2007

O mundo reformado segue

Por Leopoldo Cervantes-Ortiz

SUÍÇA - Consulta reformada prepara jubileu de Calvino

GENEBRA, 23 de abril (ALC) - Com um culto de comunhão celebrado no Auditório João Calvino, que teve homilia do presidente da Aliança Reformada Mundial (ARM), Clifton Kirkpatrick, e uma recepção oferecida pela Igreja Protestante de Genebra, terminou na quinta-feira, 19, a primeira consulta internacional com vistas a preparar a comemoração dos 500 anos do nascimento do reformador francês, em 2009.

Também esteve na abertura do evento, domingo, 15, além de Kirkpatrick, o secretário-geral da ARM, Setri Nyomi, secretário geral da ARM. A consulta foi co-patrocinada pela Federação de Iglesias Protestantes Suíças, Faculdade de Teologia da Universidade de Genebra e o Centro John Knox, sede do evento.

A consulta de quatro dias começou com a discussão do documento “Quem foi e quem é Calvino? Interpretações recentes”, do doutor Eberhard Busch, da Universidade de Goettingen. Busch foi o último assistente do teólogo Karl Barth. A coordenação geral do evento esteve a cargo do doutor Lukas Vischer.

Os conferencistas foram os professores Christian Link (Bochum, Alemanha), Emidio Campi (Zurique, Suíça), Herman J. Selderhuis (Apeldoorn, Holanda) e Dirk Smit (Stellenbosch, África do Sul). Os temas expostos foram: a afirmação da liberdade e o discipulado radical; o conceito calvinista de Igreja; Calvino como teólogo bíblico; e os aspectos éticos da teologia do reformador.

Alguns temas polêmicos foram, por exemplo, o conceito da Igreja como mãe e escola, exposto por Campi, bem como a necessidade de que as igrejas que reivindicam o legado calvinista reconhecerem as conseqüências, tanto positivas como negativas, da aplicação de algumas idéias do reformador que viveu em Genebra de 1539 até a sua morte, em maio de 1564. A sua obra mais famosa data de 1536, e chama-se a Instituição da Religião Cristã.

De América Latina, estiveram presentes na Consulta representantes da Argentina, Brasil e México, na pessoa de Germán Zijlstra, secretário-geral da Aliança de Igrejas Presbiterianas e Reformadas da América Latina (AIPRAL), Eduardo Galasso Faria, professor do Seminário Teológico de São Paulo da Igreja Presbiteriana Independente, e Odair Pedroso Mateus, secretário-executivo do Departamento de Teologia e Ecumenismo da ARM.

Com base nas conferências principais, o intercâmbio em grupos (quatro) girou ao redor da seguinte proposta: “Dada a variedade de contextos, como celebrar o legado de Calvino?”. Foram expressas, então, diversas aproximações à contraditória figura de Calvino e sugeridas diversas atividades a realizar-se em vários países desde agora e sobretudo em 2009.

Particularmente intenso foi o debate sobre os aspectos éticos do pensamento calvinista, sobretudo à luz dos desafios da globalização. Nesse sentido, chamou a atenção a forma em que expuseram o entendimento e prática do calvinismo em países como Coréia do Sul, China e na América Latina. Também foi relevante a discussão a respeito das novas condições em que deve interpretar-se a vocação calvinista de ajuda aos refugiados e perseguidos, sobretudo ante a atual situação ocasionada pelas migrações em todo mundo, além do diálogo inter-religioso.

Entre as iniciativas propostas destacam-se a abertura de espaço na web que concentre a informação a respeito de todas as celebrações, bem como a possibilidade de que os diferentes comitês nacionais e locais compartilhem as atividades que estão organizando.

Depois de advertir sobre algumas imagens estereotipadas de Calvino em relação ao surgimento do capitalismo ou da dupla predestinação, por exemplo, o documento final aprovado na consulta afirma:

- Calvino não foi um santo e qualquer tentativa de fazer dele um retrato idealizado está condenada ao fracasso. Reconhecemos que sua resposta aos conflitos em Genebra pode ser áspera e que seu papel na execução de Servet foi, assim mesmo, mais do que duvidosa. Ainda contra o padrão de suas próprias convicções, falhou em momentos decisivos. Seu uso da linguagem contra os adversários teológicos faz muito difícil a leitura de alguns de seus escritos. Como reflexo da relevância de sua herança, assumimos que certos aspectos de seu ensino já não são pertinentes e não podem manter-se. Mas, do nosso ponto de vista, Calvino permanece como uma testemunha destacada da mensagem cristã e demanda ser escutado cuidadosamente na atualidade.

O documento conclui com resumos elaborados por participantes de 11 países desde sua particular perspectiva.

----------------------------------------------------------------------------------
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação