02 junho, 2007

CESE DISCUTE ECUMENISMO

No dia 29 de maio integrantes de 7 igrejas cristãs reuniram- se no auditório da CESE, para discutirem o tema ecumenismo.
O evento teve como objetivo dar um fechamento à programação da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, tendo se desenvolvido a partir de uma mesa de preletores, formada pelo Secretário Executivo do CONIC, representante do CLAI, da CESE e da CNBB.
Também foi abordado a triste recuada da Igreja Metodista em relação ao assunto, com citação, inclusive de deploráveis notas de sites de pessoas que se intitulam metodistas, qualificando católicos como idólatras, servidores do demônio e outros desrespeitosos adjetivos. Três metodistas presentes ao evento tiveram a oportunidade de se manifestar esclarecendo que definitivamente esse não é o pensamento do povo realmente metodista.
Foi fortemente evidenciado a necessidade de se continuar trabalhando nesse tema, revendo-se todas as teologias que tenham o caráter de exclusão, adotando-se ações que trabalhem com as diversidades.
Diversos testemunhos mostraram que, apesar de haver problemas em relação ao ecumenismo em todas as igrejas, tem avançado o número de pessoas que, individualmente, buscam relações ecumênicas, sendo importante a manutenção dessa caminhada.
O representante da CNBB, o Bispo da Arquidiocese de Montes Claros (MG), D. José Moura, lembra que todas as igrejas são santas e que todas elas são pecadoras. O ecumenismo nos ajuda a descobrir que temos pecados e, num tom jocoso, lembrou-nos de que Jesus pediu que nos amássemos e não que nos amassássemos.
Em sua manifestação Sandoval Jatobá declarou que muitos outros metodistas, em todo o Brasil, estão amargando essa nova postura da Igreja, sendo ela incompatível com a sua história. E ainda, que a Comunidade Metodista em Boca do Rio mantém-se leal à sua curta, porém rica história de vida, mantendo-se ecumênica em suas relações cristãs, como consta de seus documentos internos e da própria placa afixada em sua fachada frontal.

Cléber de Oliveira Paradela
Igreja Metodista em Boca do Rio
Salvador - Bahia