19 junho, 2007

Colégio Episcopal nomeia Grupo de Trabalho sobre Ecumenismo

Atendendo decisões do 18º Concílio Geral e compromissos assumidos, o Colégio Episcopal criou recentemente o Grupo de Trabalho sobre Ecumenismo.

Em carta de 18/06/2007, o Secretário Executivo do Colégio Episcopal, Bispo Stanley da Silva Moraes, comunicou a decisão aos integrantes do GT, conforme segue:

"Os irmãos e irmãs foram escolhidos/escolhidas para assessorarem o Colégio Episcopal no trato do tema 'ecumenismo', tendo como eixos norteadores aquilo que já foi declarado no próprio Concílio Geral, qual seja:

O Colégio Episcopal, na 9ª sessão do 18° Concílio Geral esclareceu o significado da decisão tomada pelo Concílio Geral, declarando:

  • a Igreja Metodista, por decisão conciliar, continua ecumênica;
  • 0 18° Concílio Geral tomou uma decisão restritiva em torno de um aspecto institucional, em relação as instituições ecumênicas de Igrejas, o que não altera a ecumenicidade da Igreja;
  • convoca todos/as a que entendam, vivam e se relacionem uns com os outros em amizade e amor, entendendo o processo conciliar e desenvolvendo uma legítima vida em amor e fé;
  • enfatiza: 'Somos um só Corpo em Cristo e Membros uns dos outros em amor';
  • afirma estar consciente de que a decisão tem afetado o 'testemunho de fé dessa vocação do Povo Chamado Metodista', no que diz respeito ao espírito evangélico de comunhão, amor, tolerância, relacionamento e busca de paz;
  • assume o compromisso de estabelecer um Grupo de Trabalho visando analisar bíblica, teológica e pastoralmente as conseqüências dessa decisão para:
  1. esclarecer à Igreja e à Sociedade a respeito das 'implicações' decorrentes da decisão;
  2. estabelecer caminhos e condições para que possamos cumprir o que Jesus pediu ao seu discipulado: 'E peço que todos sejam um. E assim como tu, meu Pai, estás unido comigo, e eu estou unido contigo, que todos os que crerem também estejam unidos a nós para que o mundo creia que tu me enviaste... para que eles sejam completamente unidos...' João 17.20-23 e o que Paulo solicita em sua palavra à comunidade localizada na cidade de Éfeso: 'Preservai a Unidade do Espírito no vínculo da paz' – Ef. 4.3. Seja o primeiro sinal do Espírito a nossa comunhão em acolhimento, amor e tolerância em nossa vivência fraterna e missionária, como Igreja Metodista. 'Que a Graça do Senhor Deus, nosso Pai, possa nos conceder uma transfusão do sangue de Cristo à Sua Igreja, oxigenando o nosso ser, de um autêntico sentimento e vivência em amor';
  3. rever a Pastoral sobre Ecumenismo."

O GT que será coordenado pelo Bispo Roberto Alves de Souza, tem a seguinte composição:

  • Revda. Amélia Tavares Correia Neves
  • Rev. José Carlos Peres
  • Dra. Magali Cunha Nascimento
  • Rev. Marcello José Pimenta Fraga
  • Rev. Marco Antonio dos Santos
  • Rev. Paulo Dias Nogueira

O Blog Metodistas & Ecumênic@s saúda a coordenação e membros do GT, rogando a graça e bênção orientadora de Deus sobre a vida de todos(as), reafirma o compromisso de debater o tema e espera acompanhar atentamente os trabalhos, na expectativa de que essa iniciativa venha a contribuir, oxigenando o nosso ser - Igreja Metodista (como refere o comunicado do Colégio Episcopal), no avanço do debate e das futuras decisões da Igreja, no que diz respeito às relações ecumênicas com todos os cristãos.

Informe: Luis Cardoso - Blog Metodistas & Ecumênic@s

3 Comments:

At junho 19, 2007, Anonymous Anônimo said...

Amigos e amigas,

A iniciativa do Colégio Episcopal nomeando a referida Comissão é um gesto tímido. Os objetivos de uma comissão como esta são vagos e de pouca utilidade. Acresce-se o fato de que são todos clérigos. Terá o Colégio Episcopal entendido que leigos não tem nada a dizer sobre ecumenismo, restando-lhes compreender a decisão do Concílio?
Enquanto isso, permanecem paradas e sem andamento na CGCJ-Comissão Geral de Constituição e Justiça todos os processos que questionaram decisões tomadas no Concílio. Inclusive aqueles que poderiam "implicar em resultados gravissimos" como me escreveu um ex-membro da CGCJ.
Espero que seus autores não tenham abandonado as lides. É preciso que se diga que, em se tratndo de questões referentes à Constituição da Igreja entendo não existir prescrição. Ou seja se os movimentos procrastinatórios em relação aos processos esperam o fim de algum prazo para que as demandas deixem de ser exigidas,cometerão ledo engano.

Lair

 
At junho 19, 2007, Anonymous Anônimo said...

CURSO DE ECUMENISMO DO CESEP

MOVIMENTOS PENTECOSTAIS E CARISMÁTICOS:
Contribuições e Desafios ao Ecumenismo

Data: 08 a 21/07/2007
Local: Rua Barão de Loreto, 184 - Ipiranga - São Paulo/SP - BRASIL.

Apresentação
Na complexa conjuntura religiosa atual, um dos destaques é o avanço do fenômeno pentecostal, numa grande variedade de movimentos e igrejas. Constata-se também a expansão do movimento carismático no seio das igrejas mais tradicionais do protestantismo ou no interior do catolicismo, com repercussões não apenas religiosas, mas também sociais, políticas e econômicas.
Trata-se de um grande desafio para o movimento ecumênico, instado a dialogar acerca do compromisso com a justiça, a paz, a integridade da criação, a espiritualidade e as novas formas eclesiais surgidas nesse contexto.

O CESEP, como centro ecumênico, atento a estas novas necessidades e desafios, em parceria com o MOFIC, CLAI, KOINONIA e com o apoio do CONIC oferece um curso de ecumenismo que coloca em pauta a discussão e aprofundamento deste fenômeno sócio-religioso.

Oferecido em tempo integral, com aulas de manhã e à tarde, o curso proporciona vivência comunitária, contatos com as diversas tradições cristãs, em especial a pentecostal, neste ano, e visitas às diferentes igrejas, com participação nas celebrações litúrgicas e intercâmbio com suas lideranças e comunidades.

Destinatárias/os
Lideranças atuantes nas Igrejas, nos organismos ecumênicos, estudantes de teologia, professores do ensino religioso, estudiosas/os das ciências da Religião e pessoas interessadas na temática.

Assessoras/es Convidados/as
Anivaldo Padilha, Cecilia Castillo Nanjarí, Datev Karibian, Dimitrios Attarian, Harold Rahm, José Oscar Beozzo, Juarez Aparecido Costa, Luiz Caetano Grecco Teixeira, Milton Schwantes, Oneide Bobsin, Rolf Schünemann e Wagner Lopes Sanchez.

Carga Horária
Aproximadamente 120 h/a

CERTIFICADO VALIDADO PELA PUC-SP COMO CURSO DE EXTENSÃO

Conteúdo
1.Histórico do Movimento Ecumênico;
2.Fundamentos bíblicos e teológicos do ecumenismo;
3.A Caminhada Ecumênica nas diversas tradições cristãs:
·Tradição Católica Apostólica Romana;
·Tradição Oriental Antiga;
·Tradição Ortodoxa Antioquena;
·Tradição da Reforma Protestante.
4.O Movimento Pentecostal – gênese e desenvolvimento;
5.O Fenômeno Carismático nas Igrejas Protestantes;
6.O Fenômeno Carismático na Igreja Católica Apostólica Romana;
7.Painel: O Movimento Pentecostal e o Ecumenismo;
8.O diálogo ecumênico com pentecostais e carismáticos no campo pastoral e doutrinal;
9.Visitas acompanhadas às diferentes Igrejas e participação em suas celebrações.

Investimento*
Inscrição e estudo U$100
Hospedagem e alimentação U$120
Total U$220

*O CESEP dispõe de um número limitado de bolsas para hospedagem e alimentação destinadas a apoiar a participação de pessoas com dificuldades financeiras. Se você se candidatar a uma destas bolsas, especifique, por favor, em carta separada, os motivos do seu pedido e a importância com que pode contribuir.

Inscrição
Para fazer sua inscrição acesse http://www.cesep.org.br/inscricao_home_ecumenismo.php

Para saber a programação completa** do curso acesse: http://www.cesep.org.br/ecumenismo/prog_panoramico_provisorio.doc

** Programação sujeita a pequenas mudanças.

 
At junho 20, 2007, Blogger marianewnum said...

Lair,
Bem observado. Suas análises são pontuais, em especial quanto a ausência leiga nesse GT.

Obviamente que a criação do GT é importante, todavia é justo que se acrescente a ele a participação Leiga.

Obrigado e Parabéns pela Observação.

Maria Newnum

 

Postar um comentário

<< Home