16 junho, 2007

Ações Ecumênicas em Maringá

“Todo dia é dia de Índio”, explicou um funcionário do Super Muffato de Maringá ao ser perguntado por um cliente sobre a 1ª Feira de arte Kaingang e Guarani, mesmo sem ser dia do índio. “Aprovei a idéia, por favor diga ao Gerente que é uma iniciativa brilhante”, encarregou outro cliente a outro funcionário do Muffato.
Foi nesse clima que aconteceu no dia 09 de junho de 2007, a 1ª Feira de arte Kaingang e Guarani, idealizada pelo gerente do Super Muffato e pela presidente da ASSINDI - Associação Indigenista Maringá Dona Darcy Dias de Souza e os voluntários Maria e Robert Stephen Newnum do Movimento Ecumênico de Maringá que é parceiro da Assindi.

O sorriso alegre e generoso do Gerente Genes Junior Martins acolheu os Kaingangs e Guaranis, que foram tratados com honra. Na parte da manhã o Super Muffato ofereceu almoço de cortesia aos 20 índios e voluntários, e a tarde um delicioso lanche, cuidadosamente servido pela equipe da padaria. “Estamos recebendo tratamento de artistas famosos, nunca vimos isso”, relatou um Kaingang.

Orgulho pelo artesanato, pela apreciação das danças e músicas espirituais foi o ponto máximo atingido pelos Kaingangs e Guaranis. “Mostrar nossa cultura ancestral, que é na verdade o elo de nossa ligação com os brancos, não tem preço”, disse um Guarani.

Clientes e funcionários do Super Muffato de Maringá foram ensinados pelo Cacique Enrique da Assindi a usar o instrumento mbaracá, instrumento presente nas canções sagradas indígenas. Maria e Steve Newnum puxaram o cordão e logo funcionários e clientes se revezaram no uso do instrumento.

O Gerente do Super Muffato disse que espera que esse seja a primeira de muitas atividades que pretendemos realizar aqui junto com a Dona Darcy e os voluntários. “Não estamos fazendo favor, nós como empresas temos responsabilidade social e como indivíduos e sociedade temos uma dívida com os povos indígenas”, completou o Sr. Genes Genes Junior Martins.

Informou: Maria Newnum – Voluntária e organizadora da Feira.