07 julho, 2007

Arcebispa episcopal dos EUA chega hoje para visita de cinco dias. E no Brasil?


BRASÍLIA, 6 de julho (ALC) – A arcebispa da Igreja Episcopal dos Estados Unidos (ECUSA), Katharine Jefferts Schori, desembarca hoje, em Brasília, para uma visita de cinco dias ao Brasil. No final da tarde, ela será recebida pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

A visita da líder religiosa estadunidense “prende-se ao interesse da EUCSA pelo crescimento constante do anglicanismo no país”, frisou o primaz da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), arcebispo Maurício Andrade.

Em Brasília, Jeffets Schori visitará no sábado, acompanhada de colegas brasileiros, projetos sociais da Igreja no Novo Gama, voltados ao amparo de crianças, idosos, sem-terra e sem-teto.
Ainda no sábado, a arcebispa participará de celebração de ação de graças na Catedral Anglicana da Ressurreição, em Brasília.

No domingo, a presidenta da ECUSA viaja a Porto Alegre, onde participará de celebração eucarística, no mesmo dia, e terá encontro, na segunda-feira, com reverendas, seminaristas e lideranças da União de Mulheres Episcopais Anglicanas.

A próxima capital a ser visitada será o Rio de Janeiro, aonde chegará na segunda-feira para, na terça-feira, retornar aos Estados Unidos.

Katharine Jefferts Schori é a primeira mulher a alcançar o posto de arcebispa. Ela é bióloga, piloto, doutora em Oceanografia pela Universidade de Oregon, e mestre em Teologia.

Uma das prioridades do seu ministério é a luta pelo restabelecimento da paz no mundo. A presidenta da ECUSA defende o acolhimento na Igreja de todas as minorias, inclusive no campo sexual.

A ECUSA conta com 2,4 milhões de fiéis, espalhados em 110 dioceses, em 16 países. O anglicanismo chegou aos Estados Unidos através de missionários que acompanharam os colonizadores ingleses. Hoje, os anglicanos estão presentes em 165 nações, do Ocidente ao Oriente.

A primeira igreja anglicano instalada no Brasil foi no Recife, em 1838, como capelania dos ingleses. Como igreja de missão, ela está no país há 117 anos. A IEAB tem dez dioceses, de Norte a Sul.
-----------------------------------------------------------------------------
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação
Telefone (51) 3592.0416
Correo-e: edelbehs@alcnoticias.org
http://www.alcnoticias.org