07 maio, 2009

O Pregador Silencioso: ecumenismo no jornal Expositor Cristão de1886 a 1982 (Suzel Tunes)



"O Pregador Silencioso: ecumenismo no jornal Expositor Cristão de1886 a 1982", é a tese de Mestrado de Suzel Tunes, onde ela se dispôs a avaliar como o jornal Expositor Cristão tratou a questão do ecumenismo desde a sua criação em 1986 até a entrada da Igreja Metodista no CONIC, Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, no início da década de 1980.

A pesquisa constatou que o anticatolicismo arraigado no metodismo brasileiro em seus primórdios jamais desapareceu por completo. Notou também que o metodismo não esteve imune aos conflitos interdenominacionais existentes no próprio meio evangélico. Em que pese o reconhecido pioneirismo da Igreja Metodista na criação de organismos ecumênicos brasileiros, o ecumenismo sempre enfrentou barreiras internas, mais ou menos explícitas.

E o jornal Expositor Cristão, criado para ser um veículo de informação e formação doutrinária, nem sempre comunicou com a necessária clareza qual o significado que a Igreja Metodista confere à palavra ecumenismo e como ela o pratica. Em alguns momentos, a coexistência entre ecumenismo e antiecumenismo no interior do campo metodista não foi trazida à luz dos debates pelo jornal, mas permaneceu oculta por omissões e ambivalências.

É o que este trabalho pôde constatar a partir de uma avaliação qualitativa do conteúdo do jornal.

Esse trabalho pode ser lido em:
http://www.metodistavilaisabel.org.br/artigosepublicacoes/descricao.asp?n=0