06 outubro, 2006

Movimento Ecumênico de Maringá Celebra

Por Maria Newnum

Será inaugurado nesse domingo em Maringá o Abrigo Indígena VÊNKAN- NHÃ-FÁ- OY-NHANDEWA

Os indios, indias artesãs e suas crianças que vem a Maringá vender balaios dormiam na rua ou na rodoviária em Sarandi. Graças a idignação de Dona Darcy Dias de Souza, essa realidade desumana vai ficar para trás. Além disso, O Centro Indigenista de Maringá iniciado e dirigido por ela, possui 5 casas ocupadas pelos estudantes indigenas da UEM.

O Movimento Ecumênico de Maringá elegeu esse trabalho como uma das prioridades para exercitar a prática missionária ecumênica. Parte dos recursos recebidos da campanha da fraternidade de 2005 foram destinados para construção de uma das casas e um terreno de propriedade do MECUM foi cedido para cultivo de alimentos.

Dona Darcy é integrante e uma das fundadoras do Mecum o que serve de incentivo para essa caminhada e rica parceria.

Saber que nossos/as irmãos/as indígenas terão um pouco mais de dignidade quando vierem a Maringá é motivo de celebração. É motivo para pensar que há muito trabalho a ser feito pelos cristãos e cristãs nesse mundo.

Darcy Dias de Souza, nossa irmã católica e ecumênica é um exemplo para nós do Mecum do que significa ser Sal e Luz nesse mundo. Sua indignação, sua perseverança e acima de tudo seu amor pelos indios e seu compromisso cristão é algo que nos incomoda, no bom sentido do termo, nos desafiando a descruzar os braços.

Eu e Steve temos visto Jesus bem mais de perto, desde conhecemos essa nossa irmã católica e grande amiga.

Maria Newnum - Vice-presidente do MECUM

1 Comments:

At outubro 07, 2006, Blogger marianewnum said...

Obrigada Nancy,
Que maravilha estar nesse lugar, lugares como estes, o Evangelho vivo só chega mesmo pelas mãos de genuínas profetizas e profetas.

Como essas irmãs daí por aqui vemos algumas que não se preocupam com definições e separações, viver o ecumenismo é isso mesmo, muito simples e modesto. Me encantei pelo testemunho dessas mulheres e seu. De uma abraço nosso a elas e a você.
Encaminharei sua mensagem a Darcy,
Paz e bem,
maria

 

Postar um comentário

<< Home