02 outubro, 2006

Só o diálogo e o reconhecimento do outro levam à paz, diz matemático

SÃO LEOPOLDO, 2 de outubro (ALC) - O único caminho para a paz é o diálogo, baseado num entendimento total do fenômeno vida e das intermediações criadas pelo homem, mediadas por uma ética que respeite o outro e suas diferenças, disse o matemático Ubiratan D'Ambrosio, em palestra proferida, sexta-feira, 30 de setembro, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

O diálogo, definiu o professor do Programa de Estudos Pós-Graduados de História da Ciência, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), é, basicamente, "a tentativa do indivíduo e o outro se entenderem, o que exige o reconhecimento, por ambos, que eles não têm o mesmo entendimento básico". O mesmo e a mesmice são, talvez, as maiores ameaças com as quais a humanidade se depara na vida social, alertou.

Paz, definiu o matemático, é a capacidade de lidar com conflitos, que são inevitáveis porque os indivíduos são diferentes, mas sem recorrer ao confronto, à agressão, à arrogância e prepotência, ou à intolerância e ao fanatismo. O fundamentalismo, disse, vem impregnado de arrogância e elimina qualquer atitude dialogal, porque ele está construído sobre certezas.

"Quando digo 'eu sei', de algum modo excluo aquele que está interrogando", explicou.

D'Ambrosio explicou o que ele desenha como o triângulo da vida, que, como todo triângulo, é composto por três vértices e três ângulos. Sem esses elementos, ele deixa de ser a figura geométrica. O triângulo da vida, voltado ao fenômeno vida, coloca o indivíduo e o outro, a natureza e a sociedade nos três ângulos, que estão relacionados pelos vértices: natureza, comunicação e emoção, trabalho e poder.

Para enfrentar a ameaça de extinção da humanidade "precisamos de ética" e que as pessoas dirijam sua energia e potencialidades para fins socialmente construtivos. "Só assim será possível alcançar a paz no seu sentido mais amplo: a paz interior, a paz social, a paz ambiental e a paz militar", disse.

----------------------------------------------------------------
Agencia Latinoamericana y Caribeña de Comunicación