28 setembro, 2006

Metodismo brasileiro na contramão do metodismo mundial

Sociedade Filosófica Wesleyana*

Solicitação de trabalhos para o Congresso Anual de 2007

Local: Universidade Nazarena Olivet, Bourbonnais, IL (perto de Chicago)
Data da Conferência: 1º. de Março, 2007
Data de entrega das propostas: 1 de Outubro, 2006-09-27

Temas no Pensamento Católico e Wesleyano

Ao nos prepararmos para a nossa reunião de março de 2007, estaremos viajando para um lugar que tem uma longa história de serviço no Reino de Deus. A instituição educacional que é ora conhecida como Universidade Nazarena Olivet (UNO), está no mesmo local da antiga Faculdade São Viator. Este solo sagrado que uma vez serviu à comunidade católica agora serve como um dos nossos centros de pensamento wesleyano, da UNO. Você está sendo convidado para escrever dentro de tópicos que definem a relação entre estes dois centros de pensamento cristão.

João Wesley, na sua “Carta a um Católico Romano”, reconhece a importância de um diálogo entre as tradições filosóficas divergentes. Sabendo que a divergência poderia resultar em destruição mútua, ele procura destilar os temas centrais, fazendo um elo entre o seu pensamento e o de pensadores católicos. Ele procurou articular as convicções compartilhadas entre os católicos e protestantes e ainda oferecer espaço para a diversidade de pensamento. Autores chaves católicos como Thomas à Kempis foram cruciais para o desenvolvimento de Wesley de uma prática eficaz do cristianismo baseada nos “hábitos santos”. Baseado nisto, os Wesleyanos são chamados a fazer o mesmo.

Com um programa intitulado “Temas no Pensamento Wesleyano e Católico”, a Sociedade Filosófica Wesleyana (WPS), sob a direção de seu 1º. Vice Presidente L. Bryan Williams, emite uma chamada para apresentação de trabalhos para o seu Congresso Anual de 2007. O Congresso será no dia 1º de Março em Bourbonnais, IL (perto de Chicago). A Sociedade irá se reunir juntamente com a Sociedade para o Estudo da Psicologia e da Teologia Wesleyana (SSPWT). No final de semana logo após o Congresso da WPS haverá o congresso da Sociedade Teológica Wesleyana (WTS)*.

Poderão ser submetidos trabalhos através de todo o espectro do Encontro Wesleyano e Católico, incluindo a Filosofia de Deus, Teologia Moral, Respostas a Encíclicas Papais, a Natureza da Graça, Espiritualidade, Guerra Justa versus Pacifismo, Preocupações Sociais Cristãs, Ética Sexual, Interseções Filosóficas Históricas, Ministérios Femininos, Metafísica, Estética, Misticismo, Teologia Natural, Filosofia Antropológica, Personalismo e outras áreas de interesse. A Sociedade está particularmente interessada em áreas de conexão entre as duas comunidades, metodista e católica, com o reconhecimento de diferenças notáveis. Não se exige referências específicas a João Wesley. Serão bem-vindos trabalhos com tópicos filosóficos, mas será dado a preferência àqueles que explorarem o tema proposto.

A sociedade também está interessada em quaisquer diálogos entre Wesley e estudiosos católicos. Convidamos estudiosos da tradição católica para se juntarem a nós como convidados da sociedade. Aceitaremos trabalhos feitos por estudiosos católicos. Trabalhos feitos em parcerias entre estudiosos poderão ser submetidos.

*A Sociedade Filosófica Wesleyana está ligada a Sociedade Teológica Wesleyana (Wesleyan Theologicial Society) que é formada por mulheres e homens metodistas, em sua maioria professores de teologia, oriundos das Igrejas Metodista Wesleyana, Metodista Livre, Holiness, do Nazareno e outras Igrejas Metodistas que saíram das Igrejas que vieram formar posteriormente a Igreja Metodista Unida nos Estados Unidos, como resultado de sua ênfase no movimento de santidade e na opção pelos pobres e marginalizados na sociedade americana.