26 setembro, 2006

O labirinto de Ratzinger

Por: Nancy Cardoso Pereira

A história de Borges sobre 2 reis e 2 labirintos é assustadora (leia abaixo)!!

O rei de Babiônia convida um rei árabe para conhecer seu palácio. O convite é uma armadilha!! O que o rei Babilônico quer mesmo é colocar o Outro numa posição dificil.

Apresenta-lhe seu labirinto! Um primor de construção, um orgulho aos olhos do rei: calculado para induzir ao erro, planejado para a imobilidade do outro, impossivel de ser percorrido sem o mapa prévio que orientou a construção. Cantos, degraus, voltas sobre si mesmo, colunas, acessos, portais, curvas e retas, altos e baixos.

Obra maravilhosa, o labirinto do rei de Babilônia é uma excelencia de arquitetura, engenharia e estratégia. Planejado para não ser superado, traçado para deixar perdido qualquer vivente que se arrisque a conhece-lo o labirinto engole o rei árabe. Massacrado pelas paredes, corredores, pela lógica pertubadora do rei de Babilônia, o Outro árabe ora para Alá (seja sempre louvado!) e uma porta impossível se abre.

Atonito e violentado o rei árabe volta para casa sem reclamar mas pontuando que em sua terra havia um labirinto melhor. Reúne suas tropas e cai sobre a Babilônia com fúria destruidora.
Cuida que o rei babilônico seja feito prisioneiro.

Leva-o numa viagem sem explicação até o meio incerto de um deserto incerto. Larga o rei Outro num monte de areia aleatório: nem paredes, nem corredores. Só um espaço aberto.
O rei árabe vai embora abandonando o Outro com o desafio: eis meu labirinto! nem paredes nem muros. Entenda-o! Vença-o! E é o fim.

Lembrei desta historia de Jorge Luis Borges quando acompanhava as noticias da aula do Papa Bento XVI na Alemanha e seus comentarios sobre antigos textos, racionalidades modernas e religiões violentas. O prof. Ratzinger tem orgulho de seu labirinto!

Conhece sua estrutura lógica e se maravilha com a exatidão da obra: feita ao longo dos séculos a obra civilizatória ocidental e crista é um perfeito labirinto que humilha e confunde os de fora!

Esta simultaneidade entre o modelo racional ocidental e a cristandade se expande para a racionalidade do modelo econômico hegemônico - o capitalismo - e para um modelo político particular: a democracia representativa formal. Fora desse labirinto não há racionalidade.

O papa Ratzinger expressa bem o sentimento e a auto-imagem de uma Europa centrifugada pelo império do capital e amedrontada pela chegada massiva de novos "bárbaros" em suas portas. A Europa se move a procura de um centro e a cristandade se apressa a oferecer o labirinto originário como identidade e pretensão de superioridade. O Um e o Primeiro.

Confundidos e humilhados os Outros descobrem na prece e na religião a saída. Saem fortalecidos e resolvidos: também têm um labirinto para apresentar... mas para que seja conhecido sera preciso mover o centro e arrastar - mesmo pela força! - para uma outra lógica, um outro constructo civilizatório. O Um e o Primeiro do Outro: a racionalidade do deserto! A justaposição de labirintos nos leva para a guerra. Olho por olho deixa o mundo cego!

Enquanto os senhores de labirintos se afirmam, quem não tem medo de viver sem ser único e primeiro acolhe o desafio cada dia mais necessário e urgente de ser ecumênico. O ecumenismo não será a ante-sala dos labirintos e seus medos, mas o exercicio pleno de que toda "confusão e maravilha" pertencem a Deus: não aos homens! é tarefa ecumênica não deixar que nenhum rei coloque a experiência de vida comum num labirinto de escolhas ruins e desejos de dominação.

Para os-as cristãos e cristãs ecumênicos fica a tarefa de não deixar que a memória libertadora de Jesus participe - de novo! - de qualquer tentativa de consolidação de um projeto "global" civilizatório arrogante e opressor.

Nancy Cardoso Pereira
Coordenação Nacional Comissão Pastoral da Terra
051 9865 6055

OS DOIS REIS E OS DOIS LABIRINTOS
Jorge Luís Borges (1899-1986)

Contam os homens dignos de fé (porém Alá sabe mais) que nos primeiros dias houve um rei das ilhas da Babilónia que reuniu os seus arquitectos e magos e lhes mandou construir um labirinto tão complexo e subtil que os varões mais prudentes não se aventuravam a entrar nele, e os que nele entravam se perdiam. Essa obra era um escândalo, pois a confusão e a maravilha são atitudes próprias de Deus e não dos homens. Com o correr do tempo, chegou à corte um rei dos Árabes, e o rei da Babilónia (para zombar da simplicidade do seu hóspede) fez com que ele penetrasse no labirinto, onde vagueou humilhado e confuso até ao fim da tarde. Implorou então o socorro divino e encontrou a saída. Os seus lábios não pronunciaram queixa alguma, mas disse ao rei da Babilónia que tinha na Arábia um labirinto melhor e que, se Deus quisesse, lho daria a conhecer algum dia. Depois regressou à Arábia, juntou os seus capitães e alcaides e arrasou os reinos da Babilónia com tão venturosa fortuna que derrubou os seus castelos, dizimou os seus homens e fez cativo o próprio rei. Amarrou-o sobre um camelo veloz e levou-o para o deserto. Cavalgaram três dias, e disse-lhe: «Oh, rei do tempo e substância e símbolo do século, na Babilónia quiseste-me perder num labirinto de bronze com muitas escadas, portas e muros; agora o Poderoso achou por bem que eu te mostre o meu, onde não há escadas a subir, nem portas a forçar, nem cansativas galerias a percorrer, nem muros que te impeçam os passos.»Depois, desatou-lhe as cordas e abandonou-o no meio do deserto, onde morreu de fome e de sede. A glória esteja com Aquele que não morre.

Fonte: A poesia dos calendários