24 setembro, 2006

A propósito do texto do Cléber de Oliveira Paradela

Por: Ana Gloria Prates Gris da Silva
A propósito do texto do Cléber de Oliveira Paradela: “Igreja Metodista - CESE: o que Deus uniu, não separe o homem”

Prezado Cléber, você foi muito feliz no seu texto, do título até as últimas expressões, com o seu testemunho pessoal.

Faço questão de ratificar as suas palavras e o faço com o meu testemunho. Nestes mais de 30 anos de ministério pastoral na Igreja Metodista, tenho sido agraciada pelo Senhor, com bênçãos, além de maravilhosas, importantíssimas e as tenho acolhido como lições de vida e prática cristã-ministerial. Tenho consciência de que o Senhor sempre me tem colocado em situações de aprendizagem. Testemunho aqui algumas dessas situações, nas quais me baseio para afirmar que posso ratificar o seu texto:

1. Tive a grata satisfação de receber a consagração ao ministério pastoral pela imposição das mãos do Bispo Sady Machado da Silva;

2. Pelas mesmas mãos e palavras foi que Artêmio e eu recebemos a bênção sobre o nosso casamento;

3. Pela graça de Deus tive a oportunidade de, no início do meu ministério pastoral, caminhar junto com o mesmo Bispo. Por dois anos fui sua secretária. A partir do seu testemunho de vida e ministério estabeleci padrões para a minha vida e prática pastoral, porque vi nele um servo de Deus, comprometido com o Senhor da Igreja e com a Igreja do Senhor. Foi nesse período que a CESE foi criada, acompanhei o processo de criação;

4. Entre outros tantos “presentes” que recebi do Senhor, está a oportunidade de ter sido pastora em Salvador, na comunidade da Boca do Rio, e ali encontrado pessoas tão especiais, solos tão férteis, onde a semente do evangelho germina e produz o seu fruto “a trinta, a sessenta e a cem por um”.

5. Junto com essa bênção veio a oportunidade de colaborar no trabalho de entidades ecumênicas com sede em Salvador, como é o caso da CESE e do CEADe. Participei, com o pessoal da CESE e demais lideranças cristãs, da criação da Campanha da Primavera, inclusive da elaboração da cartilha e demais documentos da campanha. Sou testemunha da seriedade e do compromisso da CESE com a promoção da vida, da paz e da justiça. Sempre participei (e continuarei participando) das ações e celebrações ecumênicas, tendo plena consciência de estar agindo na linha da vontade de Deus.

Por isso digo que você tem razão “Igreja Metodista – CESE, uma tem a cara da outra”, “o que Deus uniu, não separe o homem”, “quem tem coragem que desfaça essa união e assuma a responsabilidade pelo seu ato”.

O Bispo Sady não estava errado, como também não estão errados, e nem agridem as doutrinas metodistas, os irmãos e irmãs que, ao longo dos 34 anos de vida da CESE, militam juntos buscando uma vida digna para todos. Nem tampouco acho que o rebanho metodista foi reduzido em função disso. Entendo sim que a luta pela unidade, pelo acolhimento e inclusão de todas as pessoas, contra a discriminação e o preconceito é uma luta muito mais árdua do que aquela cuja prática é sectarista, discriminatória, geradora de divisão, mas é a que tem a vitória garantida, por ser a mesma luta de Jesus (João 17, Efésios 2).

Continue firme no seu propósito de permanecer engajado na luta ao lado da CESE e que o Senhor o abençoe.

Pastora Ana Gloria Prates Gris da Silva
Altamira - Pará