24 setembro, 2006

CESE - uma Instituição que merece respeito

Por: Cléber de Oliveira Paradela
"Fortalecer organizações da sociedade civil, especialmente as populares, empenhadas nas lutas por transformações políticas, econômicas e sociais que conduzam a estruturas em que prevaleça democracia com justiça."

Essa é a Missão Institucional da Coordenadoria Ecumênica de Serviço - CESE, que, de fato tem sido colocada em prática, o que me leva sentir uma certa perplexidade pelo fato de ter vivido tantos anos na Igreja Metodista desconhecendo ser ela vinculada a uma instituição tão séria e tão impactante quanto esta. Somente ao me transferir para Salvador (BA), há 11 anos atrás, passei a gozar desse privilégio e, de forma voluntária, poder melhor conhecer o seu trabalho e participar de suas celebrações e articulações, principalmente nesse momento tão desmobilizado em que vivemos.

Ao longo de seus 33 anos, a CESE já apoiou mais de 7 mil iniciativas de grupos populares, melhorando as condições de vida e tornando possível a luta por direitos de mais de 6 milhões e 600 mil pessoas em todo o Brasil, ajudando a reconstruir a história desse país de desigualdade. Somente em 2005 foram apoiados 4.141 projetos, beneficiando um total de 270 mil pessoas, com um investimento de R$ 3.945.117,00, sendo 78 % disso em apoio a Programa de Pequenos Projetos.

No ano de 2005 foram aprovados 61 projetos voltados para mulheres das camadas populares, confirmando o compromisso institucional da CESE com a luta pela equidade de gênero. Aliás, esse será o tema de um seminário a ser promovido por ela, no dia 21 de outubro, nas dependências da nossa igreja, em Boca do Rio.

Também em 2005 foram apoiados 39 projetos aos povos indígenas. A Igreja Metodista tem uma boa história de participação em programas nessa área, em parceria com a CESE.

Para formular e acompanhar a execução de políticas públicas eficazes para a promoção humana, a Coordenadoria Ecumênica apóia, na cidade de Fortaleza (CE), uma rede de organizações, qualificando pessoas e movimentos sociais urbanos.

Através do Serviço de Apoio ao Desenvolvimento Institucional – SEDI, também promoveu programas de formação de lideranças metodista para o serviço social, um deles na Sede Nacional, além de outros abertos a outras instituições.

Esses são apenas alguns poucos destaques extraídos do folder “Cidade de Paz – A CESE em 2005” e do site da entidade e, por ser testemunha da veracidade dos mesmos, posso afirmar que a CESE merece o respeito e o carinho de todos os metodistas.

Cléber de Oliveira Paradela
Igreja Metodista em Boca do Rio
Salvador- Bahia