21 setembro, 2006

Cristãos unem-se em oração pela paz

GENEBRA, 21 de setembro (ALC) - O Dia Internacional de Oração pela Paz, celebrado, hoje, por milhares de igrejas e organizações em todo o mundo, é uma oportunidade para que cristãos e suas comunidades orem, reflitam e atuem juntos em favor da paz.

A iniciativa do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) foi lançada há dois anos, no marco da Década para Superação da Violência (DSV), e foi acolhida com aprazimento pelo secretário geral das Nações Unidas, Kofi Annan. Sua celebração coincide com o Dia Internacional da Paz, da ONU.

O lema de 2006 é: "... e ainda buscamos a paz". O tema foi eleito pelas igrejas da América Latina, região que é o foco especial da Década neste ano. Um serviço de oração teve lugar, hoje, ao meio-dia, no Centro Ecumênico de Genebra, Suíça.

De acordo com a resolução da ONU, "o Dia Internacional da Paz se observará, mais adiante, como um dia de cessar-fogo e de não-violência em nível mundial, a fim de que todas as nações e povos sintam-se motivados a cumprir um cessar de hostilidades durante todo esse Dia".

No continente latino-americano, a Igreja Evangélica na Colômbia informou que celebrará, em 50 cidades do país, o dia da não-violência, em fraternidade, envolvendo movimentos cristãos, entre eles: Pão e Paz, iniciativa da Igreja menonita da Colômbia, Justapaz, Comissão de Restauração Vida e Paz, Conselho Evangélico da Colômbia (Cedecol), Associações de Pastores e igrejas cristãs em geral, que realizarão marchas simultâneas pela paz e a não-violência.

Pão e Paz reitera seu compromisso pela não-violência "como opção de vida e exemplo do Príncipe de Paz, a quem será rendido tributo e se elevarão orações pelo cessar fogo do conflito interno e o que haja uma sociedade eqüitativa e inclusiva".

Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (ALC)