18 setembro, 2006

UMESP hospeda colóquio sobre comunicação eclesial

SÃO PAULO, 12 de setembro (ALC) – “Mídia e religião na sociedade do espetáculo” será o tema do I Colóquio Brasileiro de Comunicação Eclesial (Eclesiocom), que a Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) vai hospedar, dias 9 a 11 de outubro, em São Bernardo do Campo.

O colóquio integra a programação do Congresso Multidisciplinar de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, que tem o apoio da Cátedra UNESCO de Comunicação. O Pré-Congresso, no dia 9, terá a exposição do professor Pierre Fayard, da França, que vai falar sobe a “Comunicação para o desenvolvimento humano na era digital”.

O Pré-Congresso também comemorará os dez anos de atividades da Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação, e abordará o papel da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura na América Latina e no Brasil.

O Eclesiocom proporcionará quatro painéis, dias 10 e 11, sobre “A espetacularização do cotidiano e seu impacto nos cenários religiosos”, “O mercado religioso de bens simbólicos: da produção ao consumo”, “A formação de recursos humanos para a mídia religiosa na era digital”, e “A produção de conhecimentos sobre a comunicação religiosa nas igrejas e na sociedade”.

Cinco grupos temáticos vão receber trabalhos de pesquisadores, comunicadores e estudantes sobre a indústria cultural religiosa, a comunicação religiosa na mídia, a comunicação religiosa nas comunidades, a comunicação religiosa institucional e a comunicação religiosa e litúrgica.

A gerente de Comunicação do Instituto Metodista de Ensino Superior, Ana Claudia Braun Endo, é a coordenadora científica do Eclesiocom, que abriu 119 vagas para a participação de interessados.

----------------------------------------------------------------
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (ALC)