25 setembro, 2006

Mais que puro cafezinho

Eu me sinto envergonhado por ter de lutar e defender valores, práticas e conceitos que estão na Bíblia, na lei da Igreja Metodista do Brasil e nos demais documentos da Igreja, inclusive o Vida e Missão e as pastorais do Colégio Episcopal. Na verdade eu não me sinto envergonhado por crer, defender e promover esses valores, práticas e conceitos, mas por ser tratado meio como marginal, ET, herege, não espiritual, saudosista, anacrônico... a moda hoje é outra e quem não está na onda... está debaixo do juízo dos demais, da ação policialesca de outros... tem amigos que estão se entindo intimidados e sentindo medo de crer e defender aquilo que é oficial na vida da Igreja. É, os tempos são outros, parece que crer no que eram valores e práticas de Wesley, do metodismo histórico, da identidade metodista da nossa igreja-mãe e que são valores e doutrinas oficiais da Igreja parece coisa subversiva.

No outro café, conseguimos juntar um grupo e amigos. Tivemos a oportunidade de falar de nosso descontentamento e tristeza, e pela graça de Deus, arrancar lá do fundo (e bota fundo nisso!!!) da alma e do coração alguma esperança para nos encontrarmos novamente e reagirmos. É como cantava o saudoso Noite Ilustrada: "Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima!"

Assim como o pessoal da III Região está propondo algumas atividades que chamem a atenção da igreja (leigos, em particular!) para a questão não só do ecumenismo, mas da identidade da Igreja), estou levando uma ou duas propostas para avaliarmos nessa manhã do dia 30.

Café de amigos e amigas.
Na Igreja de Vila Isabel.
No sábado, dia 30 de setembro, 9h.
Leve um amigo! Leve uma amiga!
"Um mais um são sempre mais que dois!" (Beto Guedes)


Assim como nossa I Região tem feito os seminários de capacitação distrital, estou propondo fazer (tomando por base a Igreja de Vila Isabel) um encontro de um dia inteiro, das 9h às 16h, e ali termos seminários baseados nos livros "Gênio e Espírito do Metodismo" (que trata de aspectos da identidade do metodismo) e "O Espírito Santo na Herança Wesleyana" (que nos ajudará a refletir sobre o espírito Santo e a verdadeira espiritualidade bíblica e metodista). Seria o "Encontro de Avivamento, Santidade e Responsabilidade Social" , cuja sigla poderá ser AReS, e cujo movimento pode ser o "AReS NOVOS" ou "Novos AReS", baseado no sopro de Deus que dá vida ao barro (húmus = Homem) e aos ossos secos de Ezequiel 37. Bem, temos de crer na visão. Deus pergunta: É possível que esses ossos tornem a viver?? e o profeta responde: "Tu o sabes, Senhor".

Estamos nas mãos de Deus e as mãos de Deus dirigem o nosso destino. E o destino final de Deus para nós é o Reino. Mas enquanto estamos "nas trilhas do mundo a caminho do Reino" (nome de um livro do metodista Júlio de Santana), nosso destino está na poesia de Geraldo Vandré: "Quem sabe faz a hora não espera acontecer". Diferente da teologia de Zeca Pagodinho: "Deixo a vida me levar! Vida leva eu!".

Outra idéia é termos um encontro nacional, tipo aqueles que o Rev. Caio Fábio fazia em Águas de Lindóia, para discutir metodismo e dentro disso, os desafios do ecumenismo dentro de uma igreja onde cresce o anti-ecumenismo. Juntar gente, orar e conversar sobre uma ação e a reação necessárias é necessário. Vamos descobrir, possivelmente, que não somos muitos, mas que podemos ser o "resto de Israel", os que não se curvam diante da estátua de Nabucodonosor (Daniel 3). "Não nos curvaremos!"

O tema do nosso próximo encontro, o Ricardo Lengruber pediu que eu pensasse num tema, pode ser: "Ecumenismo, uma questão de identidade Metodista", "Igreja Metodista: uma instituição que abriu mão do movimento metodista", "Igreja Metodista está abrindo mão do metodismo?, e "Igreja Metodista, de ecumênica a esquizofrênica" (abordando particularmente a falta de identidade, ou as muitas "caras" da igreja, tipo o médico e o monstro".

Nos vemos lá...
Café de amigos e amigas.
Na Igreja de Vila Isabel.
No sábado, dia 30 de setembro, 9h.
Leve um amigo! Leve uma amiga!
"Um mais um são sempre mais que dois!" (Beto Guedes)


Ronan Boechat de Amorim
Pastor da Igreja Metodista de Vila Isabel

OBS: Ninguém precisa deixar de participar se não confirmar antecipadamente a presença, mas se você puder confirmar a sua presença será uma grande gentileza, pois já teremos na mesa uma xícara a mais, para você. Mais uma coisa: não é um encontro subversivo ou contra quem quer que seja. É um encontro de amigos(as) que estão desejosos de integridade e santidade, nos Concílios da Igreja e nas decisões que neles são tomadas. Gente que ama a Igreja Metodista, que não aceita uma igreja sem "Graça", onde os fins nãos justificam os meios, que quer preservar a integridade do Colégio Episcopal e do sacerdócio da Igreja. Em suma quer preservar o melhor jeito de ser cristão: o jeito metodista de servir a Deus.

1 Comments:

At junho 26, 2007, Anonymous Anônimo said...

Não conhecia esse blog. Amei! Acho que esse protesto e essa forma de expor suas idéias, que na relidade não são suas, e que uma parte política da igreja abriu mão, sinceramente é mais do que louvável.

Me esforçarei para estar nesse encontro.

Fique na paz!

Silvio Cezar
Igreja Metodista em Edson Passos
Estudande de Teologia no Bennett

 

Postar um comentário

<< Home