10 outubro, 2006

Rafael Cepeda internado em estado grave

Por: José Aurelio Paz

HAVANA, 9 de outubro (ALC) - O dr. Rafael Cepeda, um dos fundadores e presidente do Conselho de Igrejas de Cuba (CIC), antigo Conselho de Igrejas Evangélicas, está internado na unidade de tratamento intensivo do hospital Julio Trigo, de Havana.

Conhecido no mundo ecumênico mundial por suas contribuições e seu amplo pensamento teológico de vanguarda, Cepeda apresenta quadro de extrema gravidade, em decorrência de um longo processo de deficiência neurológica, que o aflige há tempo.

Numerosos e profundos foram seus textos referidos ao pensamento de José Martí, o apóstolo de Cuba, vinculados à ética cristã. A vigência de suas idéias é marcada pelo alto sentido de patriotismo que sempre acompanhou sua ação e testemunho como pastor da Igreja Presbiteriana-Reformada da ilha, cargo que exerceu por muitos anos, e como professor e líder de várias gerações de cubanos.

Seu mais recente livro, editado pelo Conselho Latino-Americano de Igrejas (CLAI), "O tempo e as palavras", recolhe o mais significativo de seu pensamento teológico.

O texto, apresentado no ano passado, afirma que a desmedida preocupação pelo cotidiano é uma perda de confiança em Deus. “Antecipar os problemas e começar a preocupar-se com eles antes de que cheguem é uma das maiores estupidezes que comete a raça humana.”

E sobre o mesmo tema apontou: “Para um cristão, o verdadeiro gozo da possessão das coisas materiais consiste na oportunidade de dá-las a outros que não as têm, de compartilhá-las e reparti-las, de modo que todos alcancem um pedacinho de felicidade.”

O teólogo presbiteriano deixou sua marca junto às mais destacadas figuras do ecumenismo latino-americano a partir da perspectiva de compromisso social da fé, como é o caso do pastor Emilio Castro, que escreveu o prólogo do livro que recolhe, como homenagem em vida, todo o material disperso que permanecia inédito nas gavetas do autor.

--------------------------------------------------
Agencia Latinoamericana y Caribeña de Comunicación