10 outubro, 2006

Religião cristã vira disciplina nas escolas israelenses

Da Efe, em Jerusalém

Os estudantes do ensino médio de Israel terão a oportunidade de conhecer pela primeira vez a religião cristã, disciplina que será oferecida nos centros em que os jovens árabes estudam. O Ministério da Educação informa que está analisando a abertura desta disciplina a estudantes da maioria judaica do país na Terra Santa, onde Jesus nasceu, pregou e foi crucificado, segunda a edição digital do jornal "Yedioth Ahronoth".

Atualmente, 30 mil estudantes da minoria árabe e membros da comunidade cristã poderão assistir a partir deste ano letivo ao curso de religião que será oferecido em suas escolas. Os cristãos árabes, em sua maioria da Igreja Greco-Ortodoxa, são menos de 5% dos 1,1 milhão de membros da minoria árabe, que representa 20% dos cidadãos de Israel. A maioria judaica conta com mais de 5 milhões de membros.

A diretora do Departamento Pedagógico do Ministério da Educação, professora Anat Zohar, afirmou que a disciplina foi incorporada nos programas de estudos e que o oferecimento do
curso a estudantes judeus "será estudado minuciosamente e a decisão será adotada ainda este ano". Representantes de todas as denominações da igreja, as do Ocidente e as do Oriente, desde a católica até as ortodoxas, foram consultados para a elaboração da disciplina, que agora faz parte dos estudos obrigatórios de religião nos colégios, segundo o jornal. O programa de estudos aprovado foi elaborado para os adolescentes que cursam os últimos três anos do ensino médio.

Fonte: Folha OnLine, 8/10/2006