29 novembro, 2006

Igreja Luterana inicia ações pelo Dia Mundial contra o HIV/Aids

COLÔMBIA

Por William Delgado

BOGOTÁ, 29 de novembro (ALC) – No domingo, 26, foi realizado na Congregação Luterana “O Redentor”, desta capital, um culto de celebração pelo Dia Mundial de Luta contra o HIV e AIDS, que contou com a participação do secretário para a América Latina e Caribe da Federação Luterana Mundial (FLM), reverendo Martin Junge.

A celebração abriu as atividades da semana de luta contra a pandemia, tendo em vista a celebração, a 1. de dezembro, do Dia Mundial contra o HIV/AIDS, tema sobre o qual as Igrejas da comunhão luterana na América Latina publicaram livro recentemente.

A comunhão Luterana assinala que “guarda um enorme tesouro de experiências práticas e de pensamento em suas comunidades e congregações”, enfatizando a importâncias “das Igrejas e seus membros tomarem consciência desta riqueza que ali se encontra, no meio deles”.

O livro foi publicado recentemente como parte do Fundo de Publicações Humberto Ramos Salazar, e seu conteúdo foi sistematizado pela comunhão luterana em fundamentos bíblicos e teológicos, educação e prevenção e acompanhamento, ação pastoral, liturgia e meditações.

Atualmente, dois milhões de pessoas vivem com HIV/AIDS e aproximadamente 567 contraem o vírus a cada dia. Como em outras regiões em desenvolvimento, o HIV/AIDS afeta de modo desproporcional os trabalhadores mais produtivos dos países da América Latina e do Caribe, infectando cerca de 1 de cada 200 adultos entre 15 e 49 anos de idade.

Para essa semana foram programados eventos culturais no Jardim Botânico, organizados por ASVIHDA – JARDIM BOTÂNICO e ONUSIDA - e pela Secretária Distrital de Saúde do Distrito Capital, UNFPA e o Fundo de População das Nações Unidas.

Também está sendo preparada para essa sexta-feira a realização de marchas com acompanhamento artístico, da Praça de Toros até o Parque dos Jornalistas, no centro da cidade, com a coordenação da Mesa de ONG’s – ONUSIDA. Será um evento lúdico, artístico e musical, com momentos de sensibilização e reflexão sobre a problemática.

O Departamento de Bem-Estar Social (DABS) e a Universidade Pedagógica realizarão o evento “Com ou sem Aids os direitos são a via”, atividade lúdica artística cultural que terá lugar na praça de Lourdes, na sexta-feira à tarde.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Agencia Latinoamericana y Caribeña de Comunicación
Olazábal 2842
1428 Buenos Aires - Argentina
Teléfono (54 11) 4782 0804 - Fax (5411) 4784 7121
Correo-e: editora@alcnoticias.org
http://www.alcnoticias.org - http://www.alcpress.org