24 novembro, 2006

Pelo direito à vida das mulheres

BUENOS AIRES, 24 de novembro (ALC) - Amanhã, 25 de novembro, será celebrado o Dia Internacional da Não-Violência Contra as Mulheres, proclamado no I Encontro Feminista da América Latina e do Caribe, reunido em Bogotá, em julho de 1981.

A data foi escolhida em homenagem às irmãs Mirabal – Patria, Minerva e Maria Teresa – ativistas políticas assassinadas no dia 25 de novembro de 1960 pela polícia secreta do ditador Rafael Trujillo, na República Dominicana.

Atualmente, centenas de mulheres continuam morrendo nas mãos de seus companheiros, de familiares e desconhecidos. Redes de mulheres fazem circular mensagens pedindo pela vida.

Mensagem de mulheres da Costa Rica pede que este seja um dia para “visualizar nossos direitos como humanas, para construir uma vida digna, rodeadas de uma comunicação assertiva, de amor, de saúde física, psicológica, espiritual, social, trabalhista e comunitária. Um dia para exigir uma efetiva e oportuna atenção aos nossos problemas particulares em termos de saúde, moradia, educação, trabalho, recreação.”

O convite das mulheres latino-americanas destaca a celebração da vida, sem temor a agressões física, psicológica, sexual ou patrimonial. Uma vida sem temor de hostilidades no ambiente de trabalho, em casa e na rua. Uma vida sem temor à violência e à morte.

-------------------------------------------------------------------
Agencia Latinoamericana y Caribeña de Comunicación