18 dezembro, 2006

Tarefas Ecumênicas

URUGUAI
Carta ecumênica destaca dignidade dos migrantes

MONTEVIDÉU, 18 de dezembro (ALC) - No Dia Internacional do Migrante, lembrado hoje, o Serviço Ecumênico para a Dignidade Humana (SEDHU) do Uruguai pretende unir em suas orações todas aquelas pessoas que deixaram seu país, a família e cultura com aquelas que as recebem de coração aberto e generoso, dispostas a compartilhar suas angústias e seus sonhos.

Desde que os seres humanos habitam o planeta há migrações e estas estão evoluindo, atualmente, em decorrência da progressiva globalização dos mercados de trabalho e das sociedades. Já não é fácil dividir os países em "de origem" e "de destino", pois, em maior ou em menor medida, muitos países têm as duas qualidades. Isso também ocorre no Uruguai, sublinha a nota que leva a assinatura da diretora do SEDHU, Ana Varela Esponda.

Hoje, os deslocamentos se inserem num sistema planetário no qual os seres humanos que estão no "deserto" procuram os "oásis de prosperidade". Aqueles que procura esses "oásis" só têm para vender no mercado a sua força de trabalho, o que implica, portanto, uma alternativa de sobrevivência.

O SEDHU informa que está em processo de elaboração mo Uruguai uma nova lei de migrações. A política migratória nacional tem que ser uma política de Estado, defende a organização. “Os princípios da política migratória aplicados pelo Estado uruguaio aos estrangeiros não podem ser diferentes dos que aspiramos que apliquem a nossos compatriotas em terras estrangeiras”, afirma.

Integram o SEDHU a Igreja Anglicana do Uruguai, a Igreja Evangélica do Rio da Prata, a Igreja Evangélica Valdense do Rio da Prata, o Arcebispado de Montevidéu, a Associação Cristã de Jovens, o Centro Franciscano (CIPFE), e a Igreja Metodista do Uruguai.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação
Rua Ernesto Silva, 83/301
93042-740 São Leopoldo - RS
Telefone (51) 3592.0416
Correo-e: edelbehs@alcnoticias.org
http://www.alcnoticias.org