17 janeiro, 2007

Católicos e evangélicos juntos na Semana de Oração

Por José Aurelio Paz

HAVANA, 16 de janeiro (ALC) - A semana de Oração pela Unidade dos Cristãos voltará a congregar evangélicos e católicos na tradicional programação de atividades que inclui o intercâmbio de atos litúrgicos comunitários e a reflexão sobre temas teológicos.

A abertura da Semana está prevista para esta quinta-feira à noite, na Igreja Católica do Sagrado Coração de Jesus. O diretor do Instituto Superior de Estudos Bíblicos e Teológicos (ISEBIT) e pastor da Igreja Presbiteriana Reformada de Cuba, Adolfo Ham, fará a pregação central da noite.

O ISEBIT abrigará, no sábado, 20, um Encontro Teológico pela Unidade. O evento pretende dar continuidade ao diálogo iniciado entre católicos e protestantes em reuniões anteriores e fazer uma avaliação do ecumenismo a partir de uma perspectiva em nível local e global.

Na terça-feira, 23, o pregador e reverendo Gilberto Walter, da Paróquia da Imaculada, no centro de Havana, transmitirá a mensagem bíblica no templo da Igreja Evangélica Livre, da comunidade conhecida como Los Pocitos, no bairro Marianao.

O encerramento se dará na quinta-feira da semana que vem, na Catedral Episcopal da Santíssima Trindade, no Vedado, onde fará uso da palavra o Núncio Apostólico de Cuba, monsenhor Luigi Bonazzi.

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, celebrada em muitas partes do mundo desde 1968, é resultado do esforço conjunto do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) e o Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, da Igreja Católica Romana.

Seu propósito essencial é propiciar encontros ecumênicos que apontem para o reconhecimento e a análise dos problemas enfrentados pela sociedade a partir das experiências de cada região, contextos culturais e étnicos.

Segundo documentos que regem esta celebração mundial, uma igreja dividida não pode trabalhar frente às situações de fome, guerra e doenças, de maneira que a ênfase está em unir os cristãos, pondo de lado as diferenças, para uma ação mais efetiva e engajada aos princípios esperançosos do Evangelho proclamado por Jesus.

--------------------------------------------------------------------------------
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação