24 janeiro, 2007

Cenacora - Ecumenismo e compromisso com o trabalho na sociedade

Por Maria Newnum

Amigos e amigas de caminhada ecumênica e movimentos sociais e políticos...

Segue a página recém inaugurada da Cenacora - http://www.cenacora.org.br

Acessem sempre e fiquem por dentro do trabalho desses irmãos e irmãs que estão efetivamente colocando a mão na massa.

Vamos aprendendo e ganhando incentivos para nossa caminhada,

Notícias

1. Registro infantil de nascimento: A Cenacora foi convidada pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República(SEDH/PR) para “Mobilizar as Igrejas Evangélicas do País para o Registro Infantil de Nascimento-RCN”.

Após duas reuniões de trabalho concluiu-se que o início da mobilização dar-se-ia através de um primeiro contato com as diversas lideranças eclesiásticas evangélicas. Todos nós sabemos que o registro de nascimento “ é a porta aberta para os direitos da criança à cidadania”.

Em função disso a secretaria executiva da Cenacora foi a campo, estabelecendo contatos por correspondência e telefone com dezoito lideranças de Igrejas nacionais convidando-as a participarem deste esforço nacional através de suas igrejas locais espalhadas em todo o território brasileiro objetivando erradicar ou diminuir substancialmente o número de crianças sem registro infantil de nascimento, em especial no norte e nordeste, as áreas onde o número é altamente preocupante.

Todos os cidadãos e cidadãs podem colaborar com este esforço: basta localizar na sua comunidade crianças sem o registro de nascimento e ENCAMINHA-LA PARA O CARTÓRIO MAIS PRÓXIMO para que se faça o seu registro. Pela Lei é gratuito. Maiores informações com a coordenadora da Mobilização Nacional para o RCN na SEDH, Profa. Leila Leonardos, fones: (61)3429.3627;3429.3824; fax:(61)3429.3682 e 3225.0440. Ela pode ser contatada no e-mail: leila.leonardos@sedh.gov.br ou www.presidencia.gov.br/sedh, bem como para a secretaria executiva da Cenacora: cenacora@terra.com.br.

2. CONSELHO MUNDIAL DE IGREJAS, através de seu programa Justiça, Paz e Criação, colocou à disposição das Igrejas membros através do mundo, em várias línguas, o excepcional Estudo Bíblico JUSTIÇA TRANSFORMADORA – Ser Igreja e Superar o Racismo.Este Estudo bíblico já está no site da Cenacora. à sua disposição. É só baixá-lo. Representantes de todos os continentes, incluindo a Cenacora, participaram do esforço conjunto para a elaboração desta valiosíssima Cartilha.

3. O Movimento Inter-Religioso já é uma realidade junto a todos aqueles e aquelas que desejam lutar por um mundo melhor, sem violência. A secretaria executiva da Cenacora, autorizada por sua Diretoria e Assembléia, participou ativamente na elaboração de uma cartilha com orientação para os participantes deste movimento. Seu nome: DIVERSIDADE RELIGIOSA e DIREITOS HUMANOS. Você pode baixá-la em português, espanhol ou inglês em www.presidencia.gov.br/sedh

1 Comments:

At janeiro 26, 2007, Anonymous Anônimo said...

É uma boçalidade ver que nossa Igreja se desligou de entidades como o CESE e o CENACORA por mero capricho baseado em ignorância, fundamentalismo e isolacionismo.

 

Postar um comentário

<< Home